Notícias

ESCOLAS TÉCNICAS: ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO EM ELETROMECÂNICA DO IFF DE QUISSAMÃ SÃO DESTAQUE EM COMPETIÇÃO

  • 6 de setembro de 2019

Sete alunos e dois professores do Curso Técnico em Eletromecânica do Instituto Federal Fluminense (IFF) de Quissamã (RJ) se destacou no Desafio Universitário de Nautidesign (Duna), em Joinville, Santa Catarina. A equipe, denominada “Quissaboat” apresentou o projeto de um barco totalmente construído por impressão 3D.

Para o coordenador do projeto, essa foi uma oportunidade para os alunos do curso técnico em Eletromecânica do IFF Quissamã participarem de uma competição de nível internacional, que conta com equipes compostas por alunos de diversos cursos de graduação. “Neste contexto, a integração da educação, pesquisa e extensão se concretiza por meio da solução tecnológica derivada dos desafios e problemas que vão surgindo no decorrer do projeto. Sendo assim, os alunos são capacitados à construção de uma visão interdisciplinar tendo em vista o conhecimento de Física, Eletrônica, Mecânica, dentre outros. Também foi importante a vivência do desenvolvimento da pesquisa sob demanda e a busca para as soluções técnicas mais viáveis através dos encontros com os professores envolvidos e a pesquisa bibliográfica”, avalia o professor Isaac Santiago de Oliveira.

O evento, que aconteceu entre os dias 28 e 31 de agosto de 2019, é uma competição de abrangência internacional na qual os estudantes são estimulados a conceber, projetar e construir um modelo de embarcação do tipo rebocador e seus sistemas eletromecânicos, com intuito de aprimorar o conhecimento tecnológico e fomentar a pesquisa e a inovação.

Fonte: IFF / Comunicação Social da Reitoria

Comentar