Notícias

INSTITUCIONAL: HOMENAGENS MARCAM NOITE DE ABERTURA DO I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DOS TÉCNICOS INDUSTRIAIS

  • 24 de setembro de 2019

O Hotel Nacional em Brasília foi palco de uma noite de muita emoção e uma volta ao tempo para celebrar os 51 anos de lutas dos técnicos industriais até chegar a data histórica da criação do seu Conselho próprio. Em clima de celebração, o CRT-RJ representado por seu presidente Sirney Braga foi chamado à frente para receber a homenagem prestada pelo CFT a todos os conselhos regionais. Os representantes do Rio de Janeiro, diretor administrativo do CFT, Francisco Viana Balbino e o conselheiro federal do CFT, Antônio Jorge Gomes fizeram a entrega da placa de homenagem demostrando a união de lideranças históricas do Estado do Rio de Janeiro.

“A diretoria do CRT-RJ aqui representada por mim, pelo vice-presidente Elizeu Medeiros e pelo diretor administrativo Edmilson Santos recebe esta homenagem em nome de todos os técnicos industriais do Estado do Rio de Janeiro que vem lutando para a construção do nosso Conselho. Os técnicos são o motivo de estarmos aqui” , disse o presidente Sirney Braga

No momento em que entregou a homenagem, o conselheiro federal do CFT, Antônio Jorge fez um apelo emocionante: “Eu queria falar algo aqui que está dentro do meu coração: não esqueçam dos Sintecs”. A declaração foi muito aplaudida por todos no auditório.

A força do Rio de Janeiro

O diretor administrativo do CFT Francisco Balbino, representante do Rio de Janeiro no Conselho Federal participou da mesa de abertura e em sua fala  destacou nomes que vem há muitos anos colaborando na luta dos técnicos no Rio, como o presidente do Sintec-RJ Antônio Jorge, o  vice- presidente Hélio César e também o presidente do CRT-RJ Sirney Braga . “O Rio de Janeiro é um exemplo de resistência, temos que continuar unindo forças independentemente do nosso ponto de vista logístico e administrativo, a nossa união nos faz mais fortes. Juntos, e sempre juntos, seremos mais fortes”.

A comitiva do CRT do Rio de Janeiro marcou presença com o presidente Sirney Braga, o vice-presidente Elizeu Medeiros , o diretor administrativo Edmilson Santos, o delegado Olindino Cerqueira e os assessores Gilmar Dionízio, Alex Santos, José Sérgio  e Cerly de Melo Cruz.

Da quimioterapia para a vitória

O deputado federal Giovani Cherini relembrou o período de tramitação  do projeto de Lei até chegar a sua aprovação e toda a luta travada tanto nas Comissões como na sua vida pessoal.

“Neste período que antecedia a aprovação da Lei que criou o Conselho dos Técnicos eu estava lutando pela vida. Fiquei oito meses passando por um forte tratamento de quimioterapia, uma fase muito difícil da minha vida e qual foi minha alegria que ao retornar ao trabalho, a minha primeira atuação foi aprovar o projeto na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC). Eu digo uma coisa de coração aberto: eu mereci viver para ver a realização deste sonho e espero  continuar merecendo a confiança  de todos vocês”.

Mesa representativa

A mesa de abertura teve o presidente do CFT, Wilson Wanderlei Vieira; o deputado federal Giovani Cherini; o vice-presidente do CFT José Carlos Coutinho; o diretor administrativo Francisco Balbino; o diretor financeiro Solomar Pereira Rokembach; o diretor de fiscalização e normas Bernardino  José Gomes; o presidente da OITEC- Internacional Juan Angel Diaz Luthar; o convidado de honra Ricardo Nerbas; o coordenador do Fórum de Presidentes do Conjunto CFT/CRTs Jerônimo Andrade; representantes de entidades nacionais  FENTEC/CONTAE/ABETI Nilson Rocha e o presidente da Confederação Nacional das Profissões Liberais Carlos Alberto Schmitt de Azevedo.

PROGRAMAÇÃO DE HOJE

Tema: O Ensino Técnico Industrial no Brasil e no Mundo

9h30 – Palestra TCU
Ética no Serviço Público
Dr. Márcio André Santos de Albuquerque

11h – Palestra CAU/SP
Ferramentas tecnológicas na fiscalização: vantagens, problemas e soluções
Cecília Carrapatoso da Costa

14h- Palestra OITEC
Ensino Médio na América Latina
Miguel Morales

15h Homenagem parlamentares

16h- Palestra CPS/CETEC
Certificação por competência
Almério Melquiades de Araújo

Imagens do evento:

Comentar