Notícias

INSTITUCIONAL: CRT-RJ PARTICIPA DE LANÇAMENTO DA FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DOS CONSELHOS PROFISSIONAIS

  • 2 de setembro de 2019

O Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado do Rio de Janeiro (CRT-RJ) esteve presente no lançamento da Frente Parlamentar de Apoio aos Conselhos Profissionais, na Câmara dos Deputados, em Brasília, na quarta-feira (28). A Frente já reúne mais de 220 deputados federais de 23 partidos diferentes e tem como objetivo debater a Proposta de Emenda à Constituição que altera e limita a atuação dos conselhos profissionais (PEC 108/2019). A medida foi encaminhada ao Congresso pelo Ministério da Economia e aguarda análise da Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJC) da Câmara.

“Nossa categoria lutou durante muitos anos para ter um Conselho próprio e capaz de representar plenamente os profissionais. A PEC 108, se aprovada, vai limitar em muito a atuação dos Conselhos em todo o Brasil por isso a inciativa de criação da Frente Parlamentar é muito importante”, disse o presidente Sirney Braga, que representou o CRT-RJ no ato juntamente com o vice-presidente Elizeu Medeiros e Gilmar Dionizio, assessor da Presidência.

A Frente Parlamentar pretende se reunir em breve com a Presidência da Câmara bem como agendar e realização de audiências públicas e debates sobre o tema. O principal objetivo é reforçar a importância das entidades para o ordenamento profissional e demonstrar os problemas que podem ser gerados com a limitação dos conselhos. Entre os parlamentares que integram a Frente o entendimento é de que a limitação e mesmo o fim dos conselhos representa grave prejuízo à sociedade.

Comentar