Notícias

MEC lança programa “Novos Caminhos” e promete investir em Ensino Técnico

  • 10 de outubro de 2019

Novos Caminhos é o nome do programa lançado na terça-feira (8) pelo Ministério da Educação (MEC) com o objetivo de fortalecer o Ensino Técnico e estimular jovens que cursam o ensino médio e adultos que não têm formação nem emprego a ingressarem nesta modalidade de ensino.

O programa é dividido em três eixos principais: gestão e resultados, articulação e fortalecimento, inovação e empreendedorismo.  Um dos objetivos é contribuir para o alcance da meta definida no Plano Plurianual 2020-2023, de elevar em 80% o total de matrículas em cursos técnicos e de qualificação profissional, alcançando 3,4 milhões de matrículas até 2023.

Segundo o MEC, haverá o lançamento de editais que somam até R$ 5 milhões para projetos de iniciação tecnológica. Esse valor, segundo o órgão, já está previsto no orçamento de 2020.

O Novos Caminhos prevê ainda a capacitação e o treinamento de mais de 40 mil professores, que atuarão tanto no ensino presencial quanto à distância. A promessa também contempla a regularização de cerca de 11 mil diplomas de formandos no ensino técnico desde 2016.

Saiba mais aqui bit.ly/2MnLoZm

Comentar