Category: Notícias

Semana do Técnico 2021 começa com destaque para Educação Técnica

O CRT-RJ está participando da Semana do Técnico Industrial 2021 que começa hoje, dia 20 de setembro, com a Palestra do Ministro de Estado da Educação Milton Ribeiro e do Deputado Federal Giovani Cherini, considerado o Patrono dos Técnicos.

O Presidente Elizeu Medeiros destacou a presença do CRT-RJ representada por ele e pelo Diretor Edmilson Martins e por um grupo de conselheiros atuantes.

“Neste mês do técnico é importante fortalecer o ensino técnico como base fundamental para a valorização profissional e nós estamos aqui para contribuir no desenvolvimento das profissões técnicas não apenas no mês do técnico, mas sempre”, disse Elizeu.

Uma das novidades é que o Dia 23 de setembro-Dia do Técnico Industrial passa agora a ser também Dia Nacional da Educação Profissional Tecnológica (EPT), de acordo com a Lei 14.139 de 16 de abril de 2021.

Na mesa de abertura toda Diretoria do CFT, o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação Tomás Santa’Ana, o Coordenador Geral da Promoção da Ciência do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) Dr. Roberto Machado de Freitas representando o Ministro do Estado da Ciência, Tecnologia e Inovações Marcos Pontes e a Reitora do IFB-Instituto Federal de Brasília-DF Luciana Miyoto Massukado.

Read More

CRT-RJ participa do lançamento do Programa Casa da Gente do Governo do Estado

O Presidente Elizeu Medeiros representando a Diretoria do CRT-RJ participou hoje, dia 16 de setembro, às 10h, no Palácio Guanabara, do lançamento do Programa Casa da Gente do Governo do Estado.

De acordo com o Presidente Elizeu Medeiros, mais do que proporcionar moradia digna à população, o Programa Casa da Gente vai abrir o mercado de trabalho para o técnico. “Essa é mais uma ação que o CRT-RJ participa com o intuito de gerar mais empregabilidade ao técnico. Estamos nesta parceria com o Governo do Estado lutando pela valorização profissional dos nossos técnicos”, disse.

Com investimentos de R$ 6,5 bilhões, o Projeto Casa da Gente prevê a construção de 50 mil novas residências em várias cidades fluminenses, nos próximos cinco anos e também a reforma de 60 conjuntos habitacionais, além de residências em áreas de comunidade. Para o Secretário de Infraestrutura e Obras Max Lemos, os técnicos serão fundamentais neste processo não apenas na formatação, mas sim na estruturação com a mão de obra atuando nestas construções.

O Governador Cláudio Castro destacou que o novo programa habitacional dará dignidade social. Segundo o governo, o programa prevê a geração de 57 mil novos empregos, ajudando a reaquecer a economia no estado.

A solenidade contou com a presença do Governador Cláudio Castro, do Secretário de Infraestrutura e Obras Max Lemos, do Secretário de Estado de Governo Rodrigo Bacellar, de Ricardo Lodi Ribeiro, Reitor da UERJ, do Presidente de Alerj Deputado André Ciciliano, do Secretário de Estado da Casa Civil, Nicola Miccione, da Deputada Zeidan e do Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Energia Vinicius Farah.

Read More

Presidente do CRT-RJ Elizeu Medeiros é recebido pelo Deputado Alessandro Molon

O Presidente do CRT-RJ Elizeu junto com o Conselheiro Regional Carlos Espíndola foram recebidos pelo Deputado Federal Alessandro Molon na Sala das Lideranças de Oposição, no Congresso Nacional.

O Presidente Elizeu Medeiros entregou ao Deputado Molon a minuta de um anteprojeto de lei que concede estabilidade empregatícia aos Conselheiros Federais, Regionais e aos Diretores de todas Autarquias Federais de Fiscalização do Exercício Profissional pelo período do mandato, mais a metade do mesmo, libera os Diretores Eleitos para exercer de forma plena o seu mandato sem perda de sua remuneração pelo período do mandato e libera os Conselheiros Regionais e Federais da assinatura de ponto de forma provisória.

O Deputado Alessandro Molon disse que seu mandato está à disposição de todos os técnicos industriais do Estado do Rio de Janeiro e afirmou que passará a minuta à sua assessoria jurídica para analisar e, com certeza adaptar para que o texto seja colocado como projeto de lei.

Read More

CRT-RJ marca presença no Planejamento Estratégico do Sistema CFT/CRT’s Ciclo 2022

O CRT-RJ através de sua equipe de colaboradores está participando ativamente do Planejamento Estratégico do Sistema CFT/CRT’s. A gerente geral Jussara Martins e a procuradora Carolina Carvalho Effgen fizeram apresentações durante o evento e responderam as perguntas da plateia.

Os conselheiros regionais do CRT-RJ Rogério Sarti, Manoel Sales, Carlos Espíndola e Carlos Henrique estão representando os conselheiros com participação nas oficinas.

Hoje foi dia de dividir em equipes de trabalho para revisar a identidade do Conselho: Missão, Visão e Valores e, também, para as dinâmicas da análise de cenários e revisão dos objetivos estratégicos.

Read More

CRT-RJ realiza parceria com os municípios de Areal e São José do Vale do Rio Preto

É geração de emprego e renda que vocês querem, técnicos e técnicas? Valorização profissional também? O CRT-RJ luta arduamente para isso todos os dias!

Além de manter a fiscalização do exercício profissional em nossas inserções pelo Estado do Rio, o Conselho também busca parcerias para o crescimento de nossa profissão.

Agora foi a vez  das Prefeituras de Areal e São José do Vale do Rio Preto, onde os  representantes do CRT-RJ  entregaram a proposta de inclusão dos Técnicos no Código de Obras dos municípios.

O Prefeito Gilberto Esteves de São José do Vale do Rio Preto destacou que está elaborando o novo Plano Diretor da cidade e como nele está inserido o Código de Obras, além do de Postura e o Tributário, o encaminhamento do CRT chega em bom momento.

 “Nós reconhecemos o papel do técnico, que é inclusive é o que chega mais rápido onde a gente precisa. A valorização de nossa parte será reconhecida com a inclusão”, disse.

O representante do prefeito de Areal Gutinho, George Silva recebeu das mãos dos diretores Edmilson Martins e Ítalo Judice, o projeto e as leis que regulamentam a atividade profissional de 158 modalidades dos técnicos.

 “O que vocês trazem é o que nós precisamos. Areal tem avançado muito e mesmo não tendo a obrigação de ter um plano diretor, por termos cerca de 12 mil habitantes,  estamos preparando, porque o prefeito Gutinho está fazendo a cidade prosperar e o desenvolvimento é fato. Temos a Faetec que foi implantada recentemente como forma de dar mais opções aos nossos estudantes”, declarou George.

O conselheiro José Luís Martinez compôs o grupo do CRT.

Read More

CRT Itinerante chega à Teresópolis

Os estudantes da Escola RET Rede de Ensino Técnico de Teresópolis tiveram a oportunidade de conhecer o Projeto CRT Itinerante esta semana. A van do CRT-RJ esteve na cidade e prestou diversos atendimentos aos técnicos da região.

Além do atendimento, o Diretor de Fiscalização e Normas Ítalo Judice, o Diretor Administrativo Edmílson Martins e o Conselheiro José Luís Martinez, foram recebidos  pelo Prefeito de Teresópolis Vinicius Claussen que falou da importância do Conselho em criar uma agenda  participativa no interior do Estado. “Fico agradecido com a visita, e também em entender a valorização dos Técnicos, essa grande profissionalização da nossa mão de obra”.

Na ocasião, o Diretor Ítalo entregou um documento para que ocorra a inclusão no Código de Obras do município, que está previsto nas licitações municipais e que tem o objetivo de ampliar o mercado de trabalho para os técnicos industriais.

O Diretor Edmilson Martins destacou que o CRT Itinerante pode cumprir com toda presteza as funções de orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício profissional dos Técnicos Industriais.

O Conselheiro Regional, José Luís Martinez, falou de toda etapa que o Projeto Itinerante proporciona. “Essa etapa de crescimento me emociona em ver, por exemplo, um aluno da Rede de Ensino Técnico podendo ver de perto nosso trabalho, além de Técnicos formados daqui (Teresópolis) poderem trocar experiências conosco, isso é essencial”, explica o conselheiro José Luís Martinez.

Clique aqui e assista o vídeo com a cobertura completa do evento.

Read More

Diretores do CRT-RJ visitam Prefeitura de Guapimirim

Dando continuidade às audiências realizadas, nos últimos dias, nos municípios do Estado do Rio de Janeiro, os diretores do CRT/RJ foram recebidos na Prefeitura de Guapimirim, pela prefeita Marina, que revelou o fato de o município ainda não ter o seu próprio Código de Obras, sendo que o projeto recebido servirá de respaldo para as atividades e na elaboração do documento.
Ao lado do Chefe de Gabinete, Ubirajara Ferreira, a prefeita recebeu a documentação e demonstrou interesse  no Poder Público ter a aplicação das leis federais do Conselho Federal dos Técnicos Industriais – CFT,  com suas diversas resoluções. “Vamos encaminhar ao nosso secretário de Urbanismo e posteriormente a Procuradoria irá avaliar para que então com o parecer possamos encaminhar à Câmara Municipal. Servirá de respaldo para a elaboração de nosso projeto”.
Os Diretores Administrativo Edmilson Martins e de  Fiscalização e Normas, Ítalo Judice destacaram a necessidade das leis estarem sendo aplicadas pelo Poder Público Municipal dando assim  garantias aos técnicos e em especial aos cidadãos.
 “Nosso propósito é apresentar o Conselho e suas atribuições legais, como por exemplo a exigência da apresentação do Termo de Responsabilidade Técnica – TRT das empresas, bem como dos profissionais devidamente habilitados no CRT”, disse Ítalo Judice.
A agenda com o Poder Executivo foi elaborada pelo Conselheiro José Luiz Martinez.
 Os diretores foram abordados na chegada pelo Técnico de Edificações, Jorge Firmino que ponderou que ao tentar legalizar o desdobro (divisão de terreno) junto à Prefeitura de Guapimirim tem encontrado dificuldades de aprovação por não estar tendo reconhecida sua atividade. “Fiquei feliz de saber que estariam aqui hoje porque precisava apresentar essa situação que não tenho encontrado em outros municípios. Espero que agora com vocês apresentando ao município e em especial à Prefeita, que possamos ser reconhecidos até mesmo fazendo jus ao que determina a lei federal”.

Read More

Palavra do Presidente: setembro mês do Técnico

O CRT-RJ é NOSSO!

“O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia” 

 Robert Collier

 Foi em 23 de setembro de 1909 que, o então presidente Nilo Peçanha assinou o Decreto nº 7.566, criando a Escola de Aprendizes Artífices, destinada ao ensino profissional onde seriam ministrados o ensino prático e os conhecimentos técnicos com o intuito de dar uma profissão aos jovens da época, desta data se originou oficialmente o Dia do Técnico Industrial. Parece redundante reafirmarmos que o CRT-RJ pertence aos Técnicos, mas este é de fato o pensamento de nossa diretoria. 

 Lutamos muito para que o Conselho dos Técnicos fosse uma realidade e, assim, aconteceu. Aqui no Rio de Janeiro, quero deixar bem claro e com total transparência, que esta diretoria está trabalhando arduamente para que o CRT-RJ venha trazer a cada dia um atendimento de excelência e uma fiscalização que proteja o profissional e a sociedade dos falsos, além de criar ações para gerar emprego e renda e capacitação aos profissionais.

A diretoria do CRT-RJ, representada por mim como presidente, desde março deste ano, vem apresentando uma grande movimentação nos poderes municipais, estaduais e federais, jamais vista, nos dois anos anteriores, pois vivíamos uma gestão engessada, e que atendia aos interesses de uma minoria que NUNCA representará os técnicos, até porque não são técnicos e vieram do antigo Conselho que tratava o técnico apenas como um pagante de anuidade.

 Hoje, vivemos uma nova realidade: leve, livre e sem as amarras de oportunistas, “cabideiros” de empregos, com interesses escusos, político-partidários e que estão “berrando” com suas táticas inúteis para voltarem a gerenciar o CRT-RJ.

 Técnico, dia 23 é o nosso dia! Eu sou técnico de atuação, técnico que vive a realidade de uma indústria, eu não sou técnico de “mentirinha”, como alguns falam ser técnico, sem nunca terem trabalhado na vida como técnico.

Eles estão querendo enganar os técnicos, mas não prevalecerão, por não terem raízes.

O CRT-RJ estará até o final deste mês do Técnico divulgando ações que vão impactar de forma muito positiva a vida do técnico.

 Para nós, todo dia é Dia do Técnico, pois vocês são a razão de ser do Conselho.

 Parabéns a todos nós, técnicos e técnicas do Estado do Rio de Janeiro.

 O CRT-RJ É NOSSO!

Sonhamos juntos, permaneceremos juntos e seguiremos juntos em nossos ideais.

 Elizeu Medeiros

Presidente do CRT-RJ

Read More

Subsecretário de Fazenda de Magé recebe Diretoria e Conselheiro do CRT-RJ

Os diretores do CRT-RJ, Edmilson Martins e Ítalo Judice, além do conselheiro José Luis Martinez, foram recebidos hoje, dia 31 de agosto, na Prefeitura de Magé, pelo subsecretário de Fazenda, André Soares.

A reunião tem o intuito de ampliar o mercado de trabalho para os técnicos industriais por meio da inclusão no Código de Obras e que estejam previstos ainda nas licitações municipais.

O subsecretário de Fazenda destacou o interesse do Executivo, principalmente em momento de franca expansão. “O prefeito Renato Cozzolino abriu uma grande frente de obras e temos diversos técnicos trabalhando na cidade. Vamos apresentar as Secretarias de Infraestrutura e Habitação e assim formular o projeto de leis”.

Foi entregue a minuta do projeto pela inclusão dos técnicos industriais no Código de Obras e que estejam previstos ainda nas licitações municipais para as respectivas práticas das 158 modalidades reconhecidas pelas leis federais. A agenda na Região Serrana foi organizada pelo conselheiro regional José Luís Martinez.

“O que pretendemos é a inserção legal da profissão dos técnicos, com o condão de proteger a sociedade através do bom diálogo”, destaca Italo Judice.

O diretor Edmilson Martins salientou o momento do município. “Importante essa constatação do número de obras sendo realizadas aqui em Magé porque são centenas de técnicos industriais em atividade e essa legalização é fundamental”.

Read More

Diretoria que faz de verdade: CRT-RJ visita Prefeitura de Tanguá

O Presidente do CRT-RJ Elizeu Medeiros visitou, ontem, no dia 23 de agosto, a Prefeitura de Tanguá, município que fica próximo à Itaboraí, dando continuidade ao projeto CRT Itinerante.

Em Tanguá, Elizeu foi recebido pelo Prefeito Rodrigo Medeiros e pelo Secretário da Casa Civil Major Fabiano. O objetivo da visita foi a entrega da minuta do Projeto de Lei que altera o Código de Obras de Tanguá a fim de inserir o técnico, a sigla do CRT-RJ e o TRT neste Código.

O Presidente Elizeu falou da importância dessa inserção para os profissionais técnicos da região e também fez uma apresentação do CRT-RJ, desde a sua criação. “Através do CRT-RJ Itinerante nós iremos ampliar a atuação do CRT-RJ em várias cidades do Estado e a inclusão dos técnicos no Código de Obras Municipal é muito importante para gerar emprego e renda aos nossos profissionais, por isso estamos na luta por isso”, disse Elizeu.

O Prefeito Rodrigo Medeiros informou que está prevista nos próximos 2 anos, a construção de um complexo industrial que vai gerar muitos empregos aos técnicos. O prefeito disse que a minuta do Projeto de Lei será encaminhada à Câmara Municipal.

 Diretoria que faz de verdade!

Read More