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Presidente do CRT-RJ Gilberto Palmares participa do 1° Ciclo de Treinamento sobre Governança, Gestão de Riscos, Controles Internos e Programa de Integridade e Compliance

Hoje é o último dia do 1 Ciclo de Treinamento sobre Governança, Gestão de Riscos, Controles Internos e Programa de Integridade e Compliance

A palestra foi ministrada pelo auditor do CGU- Controladoria Geral da União, Augusto César Souza.

O presidente eleito do CRT-RJ Gilberto Silva Palmares participou presencialmente do treinamento.

Outro diretor que participou de forma híbrida foi Francisco Balbino, além de alguns conselheiros regionais e funcionários.

A transmissão para o público em geral foi feita pelos canais do YouTube e Facebook.

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CRT-RJ realiza 1° Ciclo de Treinamento sobre Governança, Gestão de Riscos, Controles Internos e Compliance

Começou hoje e vai até dia 3 na sede do CRT-RJ, o 1° Ciclo de Treinamento sobre Governança, Gestão de Riscos, Controles Internos e Programa de Integridade e Compliance realizado pelo CRT-RJ, através da Auditoria Interna do Conselho.

De hoje até amanhã. dia 2, das 9 às 18h, o treinamento é específico para os funcionários que foram divididos em duas turmas: manhã e e tarde.

O módulo 1 de hoje tem como temas: Governança, Riscos, Controles Internos e Transparência.

A palestra está sendo ministrada pelo auditor do CGU- Controladoria Geral da União, Augusto César Souza.

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Junta Interventora realiza confraternização com funcionários

A Junta Interventora formada pelos interventores Gilmar Luiz Pastorio e José Luiz Almeida realizou no dia 31 de maio, uma confraternização com todos os funcionários para comemorar os aniversariantes do semestre. A iniciativa também envolveu a gerência geral que aproveitou a oportunidade para reunir todo o grupo antes da posse da nova diretoria.

A gerente geral Sandra Rodrigues informou que estará deixando o cargo, porém destacou que o trabalho feito pela equipe do CRT-RJ desde novembro de 2021 , com a vinda da Junta Interventora, foi de excelência. ” Em toda minha vida como administradora pública, eu nunca trabalhei com uma equipe tão competente como esta. Saio para um novo desafio, mas guardo no coração as pessoas e todo o trabalho feito aqui que deixou o CRT-Rj totalmente sanado e com um funcionamento muito bom. Me orgulho, de junto com vocês ter feito parte deste período histórico e que vai ficar marcado na minha vida”,disse.

O interventor Gilmar Pastorio relembrou a chegada ao CRT-RJ em novembro de 2021, na ocasião com o assessor jurídico do CFT Antenor Alves de Sousa Júnior e disse que a sensação é de dever cumprido.

“Eu só tenho a agradecer a cada um de vocês por tudo o que fizeram pelo CRT-RJ e fazendo este trabalho nos ajudaram a construir essa missão que o CFT nos designou. Estou muito contente com a resultado do nosso trabalho. Daqui uns 22 dias estou indo embora mas guardarei na memória, a grande equipe que formamos aqui nestes sete meses. A equipe do CRT-RJ é fantástica e deve ser valorizada e bem aproveitada pela nova diretoria. Hoje temos sincronismo e isso é gestão pública”, disse Pastorio.

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Carteira digital profissional beneficia técnicos industriais e a sociedade

Técnicos industriais ativos e registrados no Sistema CFT/CRTs podem emitir gratuitamente a carteira digital de identidade profissional. A ferramenta já disponível no Sistema de Informação dos Conselhos dos Técnicos Industriais (Sinceti) e também pode ser baixada pelo aplicativo e-Técnico.

Técnicos industriais ativos e registrados no Sistema CFT/CRTs podem emitir gratuitamente a carteira digital de identidade profissional. O documento virtual que serve como comprovante online de habilitação para o exercício legal da profissão em todo o território nacional, foi instituído pela Resolução nº82/2019 e está disponível no ambiente profissional do Sistema de Informação dos Conselhos dos Técnicos Industriais (Sinceti). Na versão que também pode ser baixada pelo aplicativo e-Técnico a autenticação é online através do QR Code.

Transformação digital

De acordo com a Diretoria de Fiscalização e Normas do CFT, a carteira digital de identificação profissional emitida pelo CFT tem fé pública e validade em todo o Brasil. A mesma foi elaborada com base nos requisitos previstos pela Lei Federal nº 7.116/1983 e apresenta os dados básicos dos profissionais que podem atuar na elaboração de estudos, projetos e execução de serviços no setor público ou na iniciativa privada. 

O objetivo, segundo a diretoria do CFT, faz parte do processo de transformação digital do Sistema CFT/CRTs e busca oferecer agilidade, transparência e segurança nos serviços prestados aos técnicos industriais e à sociedade. Além de não onerar os profissionais ao oferecer a ferramenta online e gratuita de identificação, o cidadão comum também é beneficiado pelo CFT que desta forma incrementa a fiscalização sobre o exercício legal da profissão que reúne milhares de técnicos em todas as unidades da federação.

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CRT-RJ realizará o 1° Ciclo de Treinamentos sobre Governança, Gestão de Riscos, Controles Internos e Programa de Integridade e Compliance

Dentro do processo de Criação e Implementação do Programa de Integridade e Compliance, o CRT-RJ, por intermédio da sua Auditoria Interna, realizará nos dias 1, 2 e 3 de junho, na sede do CRT-RJ, o 1° Ciclo de Treinamentos sobre Governança, Gestão de Riscos, Controle Internos e Programa de Integridade e Compliance, tendo como Instrutor o Auditor Federal da CGU, Augusto César Souza.

Os dias 1 e 2, das 9 às 18h, e serão reservados aos funcionários dos diversos setores operacionais. Já no dia 3, o treinamento será de 09 às 13h, voltado para os Coordenadores, Junta Interventora e com a presença de Convidados da Próxima Diretoria Executiva, eleita no último mês de Abril, além da Diretoria CFT.

O evento poderá ser acompanhado por todo Sistema CFT/CRTs em transmissão ao vivo pelos canais do CRT-RJ no Facebook e YouTube.

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23ª Plenária Bernardo de Mendonça Marchon Mathias fecha com ciclo de conselheiros eleitos em 2019

A 23ª Plenária Ordinária realizada em 27 de maio, das 9 às 19h, foi a última plenária composta pelos conselheiros regionais eleitos em 2019.
A Plenária foi conduzida pelo interventor Gilmar Luiz Pastorio e contou com a presença do conselheiro federal Antonio Jorge, do interventor José Luiz Almeida e do procurador Leônidas Furtado. Além da apresentação dos relatórios finais das comissões e aprovação de balancete referente ao 1° Trimestre e assuntos como a criação do piso regional do Técnico Industrial, a Plenária foi encerrada com a diplomação dos conselheiros titulares e suplentes, eles receberam um certificado em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à sociedade, ao Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado do Rio de Janeiro e à categoria técnica profissional como conselheiro regional com mandato de 2019 à 2022. Além disso, um momento de muita emoção foi a proposta do interventor Gilmar Luiz Pastorio em colocar o nome da 23ª Plenária Bernardo de Mendonça Marchon Mathias, em homenagem ao filho do conselheiro Diego Marchon de apenas 2 anos que ficou internado na UTI durante três semanas e teve alta no dia da plenária. A proposta foi aprovada por unanimidade pelos conselheiros.

Alguns conselheiros estão se despedindo hoje do cargo, como é o caso do conselheiro José Luis Rodriguez Martinez que falou sobre a experiência como conselheiro regional. ” Foi um prazer muito grande ser pioneiro como conselheiro aqui no Estado do Rio de Janeiro. O Conselho dos Técnicos é um conselho forte, sou grato por ter feito parte deste primeiro plenário, que é histórico e novos desafios virão e estaremos sempre apoiando os nossos profissionais técnicos, mesmo que não como conselheiro”, disse Martinez.

Outros conselheiros concorreram e foram eleitos e continuarão atuando no próximo mandato. Entre eles, o conselheiro Diego Marchon que considerou uma grande satisfação participar do primeiro plenário e permanecer para os desafios da segunda gestão. “Eu sou da Região dos Lagos e tentei me esforçar o máximo pra ouvir os técnicos da região e procurar ajudar. Agora temos novos desafios para o próximo mandato. Sempre atuei na Comissão de Educação e ainda temos muito o que fazer em termos de aproximação do CRT-RJ com as escolas, este é um dos desafios”, disse o conselheiro que estará no próximo mandato até 2026.

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Comissão Eleitoral Nacional convoca eleições complementares do Sistema CFT/CRTs

A Comissão Eleitoral Nacional (CEN) publicou os editais de convocação para o processo eleitoral complementar no Sistema CFT/CRTs. O prazo para inscrições de chapas e candidaturas iniciou nesta quarta-feira (25/05) e estende-se até o dia 8 de junho. Os documentos foram publicados na edição nº 97 do Diário Oficial da União (DOU), do dia 24 de maio, e já estão disponíveis no Portal Oficial do CFT.

CFT

A eleição para o CFT está marcada para o dia 16 de agosto e a posse dos eleitos está prevista para o dia 2 de setembro de 2022. Todos os profissionais registrados e devidamente habilitados – em dia com suas anuidades – poderão disputar os cargos da diretoria do CFT – presidência; Vice-presidência; Diretoria Administrativa; Diretoria Financeira e Diretoria de Fiscalização e Normas do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT). A eleição complementar do CFT foi convocada em virtude do indeferimento de registro de todas as chapas inscritas no pleito anterior.

CRT-01 e CRT-04

No âmbito do CRT-01 a votação visa eleger a nova diretoria executiva e os conselheiros regionais dos estados do Acre, Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima e Tocantins. Nos estados do Amazonas e Amapá também serão eleitos os conselheiros federais que representarão seus respectivos estados no conselho federal. A eleição no CRT-04 visa eleger a diretoria executiva e os conselheiros dos estados do Paraná e Santa Catarina. A eleição em nova data foi convocada após anulação dos atos de desmembramento destes regionais.


Clique e acesse o link das Eleições Complementares do Sistema CFT/CRTs:

Eleições Complementares 2022 CFT/CRTs

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Artigo: O assunto hoje é controles internos, por Lucio Sousa, Auditor.

Artigo escrito por Lúcio Sousa.

O assunto hoje é Controles Internos.
O controle interno é um processo para atender às metas organizacionais de
forma consistente para garantir a eficiência operacional, relatórios precisos e conformidade com leis, regulamentos e políticas. O controle interno tem impacto em todas as áreas de uma organização, desde compras e finanças até a TI e comunicação.
Atua como uma espécie de “armadura protetora” para a organização,
protegendo-a de riscos que possam comprometer seu funcionamento
administrativo.

Segundo o COSO (Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway
Commission):


“Controle interno é um processo conduzido pela estrutura de
governança, administração e outros profissionais da entidade, e
desenvolvido para proporcionar segurança razoável com respeito
à realização dos objetivos relacionados a operações, divulgação e
conformidade.”


Os primeiros objetos de estudo do COSO foram os controles internos, a obra
Controle Interno – Estrutura Integrada publicada em 1992 em sua primeira
versão, obteve grande aceitação e tem sido amplamente aplicada em todo o
mundo como um modelo para desenvolvimento, implementação e condução do controle interno, bem como para a avaliação de sua eficácia.
A estrutura definida pelo COSO é composta por:

  • OBJETIVOS – Operacional; Divulgação; e Conformidade
  • COMPONENTES & PRINCÍPIOS – Ambiente de controle; Avaliação de riscos; Atividades de controle; Informação e comunicação; e Atividades de monitoramento.
  • ESTRUTURA ORGANIZACIONAL – Nível da entidade; Divisão; Unidade Operacional; Função.


O COSO ICIF tem sido amplamente adotado desde 1992 para atender a exigências de divulgações externas. Depois de 20 anos, o comitê decidiu que era hora de uma modernização para atender as necessidades do ambiente empresarial globalizado e cada vez mais complexo.

Vale a pena dar uma conferida nessas atualizações. Com foco em áreas de risco que excedem os níveis de aceitação ou precisam ser gerenciados em nível de entidade, contribui para redução dos esforços gastos na mitigação de riscos em áreas de menor importância.

Referências:
2013 Internal Control – Integrated Framework – Executive Summary

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Coordenações apresentam seus trabalhos à nova diretoria eleita

A nova diretoria executiva do CRT-RJ composta por : Presidente Gilberto Silva Palmares, Vice-presidente Olindino Cerqueira de Souza, Diretor Administrativo Luiz Sergio Nobrega de Oliveira, Diretor Financeiro Francisco Viana Balbino e Diretor de Fiscalização e Normas Luiz Antonio Soares da Rocha esteve na sede do CRT-RJ, onde recebeu informações sobre cada coordenação e setores. O encontro faz parte do processo de transição onde os novos diretores estão buscando conhecer mais o funcionamento da estrutura do CRT-RJ e também a equipe atual que compõe o corpo funcional do CRT-RJ.


A Junta Interventora formada pelos interventores Gilmar Luiz Pastorio e José Luiz de Almeida fez a abertura do encontro. A gerente geral Sandra Rodrigues falou sobre o trabalho da Gerência Geral e conduziu as apresentações de cada coordenadoria. No encontro foi traçado um breve panorama de cada setor.


Os novos diretores fizeram algumas perguntas e ao final, o vice-presidente Olindino Cerqueira parabenizou o empenho das equipes e falou que o mais importante agora é focar na construção de um novo CRT-RJ que alcance a liderança nacional em 2 anos e que os erros do passado devem ser esquecidos e que agora o trabalho está bem administrado e que é só tocar adiante. ” O trabalho da Junta Interventora foi muito importante para a organização do CRT-RJ”, disse.


O presidente eleito Gilberto Palmares parafraseou a frase da música de Almir Sater que diz :
” Ando devagar porque já tive presa”. Palmares disse que não pretende inicialmente fazer nenhuma mudança radical e nem “inventar a roda”. “Vamos dar continuidade ao trabalho da Junta Interventora. Eu vou estar aqui no CRT-RJ pelo menos uma vez por semana para acompanhar a rotina de trabalho dos setores.”, disse o presidente.


Este foi o primeiro momento da diretoria eleita com os funcionários do CRT-RJ.

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Plenária Extraordinária n°13 inaugura Auditório Presidente Sirney Braga

O CRT-RJ através da Junta Interventora realizou nesta segunda-feira (16) a 13ª Plenária Extraordinária.

A Plenária foi conduzida pelo interventor Gilmar Luiz Pastorio e contou com as seguintes presenças na composição da mesa: Francisco Viana Balbino, diretor administrativo do CFT, Antônio Jorge Gomes, conselheiro federal representante do Rio de Janeiro e o procurador do CRT-RJ Leônidas Furtado.

Na ordem do dia várias pautas tais como: aprovação do regimento interno do CRT-RJ, a reformulação orçamentária 2022 e outras.

Homenagem

Além das discussões inerentes aos processos, a plenária contou com um momento especial que foi a inauguração do Auditório Presidente Sirney Braga feita pelos conselheiros Marcelo Manhães, Pedro Américo e Gilberto Palmares, que por estarem participando presenciais na Plenária, representaram todos os conselheiros.

Além disso, a placa com a primeira diretoria executiva e conselheiros regionais que estava na sede antiga, foi colocada no auditório.

O descerramento da placa foi feito pelo diretor administrativo do CFT Francisco Balbino e pelo conselheiro federal Antônio Jorge.

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