Notícias

Profissionais e Empresas: Os 7 profissionais técnicos mais procurados pela Indústria

  • 1 de agosto de 2019

 

Se as novas vagas na indústria sumiram, as oportunidades de substituição de profissionais mantém a demanda por técnicos em alta. A informação parte da consultoria Page Personnel, que viu a procura por alguns cargos técnicos aumentar 15% nos quatro primeiros meses do ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. “Apesar de haver movimentos de demissão, as indústrias não pararam e o Brasil tem um volume de operação que independe do cenário econômico atual”, diz Ricardo Haag, diretor da Page Personnel. E, se a indústria automotiva, de telecom e da construção civil têm menos oportunidades agora,outras vão melhor, como é o caso da indústria de bens de consumo. De acordo com ele, a empregabilidade no setor industrial é boa (agora) para um tipo específico de profissional técnico: com boa formação, disponibilidade para viagens e muita disposição para entregar resultados em tempos de incerteza. E, no caso de multinacionais, domínio de inglês conta (e muito) a favor. Experiência prévia? A maioria das oportunidades é, sim, para os técnicos mais experientes, que chegam a ganhar até 8 mil reais de salário. Mas os novatos também têm espaço no mercado, diz Haaag. “São 70% das vagas para quem já tem experiência e 30%, para quem está em começo de carreira”. Para os mais jovens, os salários começam na casa dos 3 mil reais.

Os  técnicos mais disputados da indústria brasileira, segundo a Page Personnel são: 

Técnico em automação industrial-Responsável pela implementação de processos de automação industrial, este profissional tem sido muito procurado por indústrias interessadas em otimização de processos. Empregabilidade é boa em geral na indústria, mas o destaque fica com as oportunidades em indústrias químicas, metal-mecânica e de alimentos.

Técnico em mecatrônica-Indústrias com máquinas e equipamentos complexos são o principal campo de trabalho para os técnicos em mecatrônica. “ Profissional encontra oportunidades em indústrias de capital intensivo com alto índice de sofisticação técnica de maquinário. É um cargo que tem ligação com robótica ”, diz Ricardo Haag, diretor da Page Personnel.

Técnico em qualidade-Embora seja necessário em todos os ramos da indústria, há mais oportunidades nas fabricantes de alimentos, segundo Ricardo Haag, diretor da Page Personnel. Técnicos em qualidade fazem o monitoramento e dão garantia ao processo produtivo.

Fonte: Revista Exame

 

Comentar