Defender o IFF e a Educação Tecnológica Pública e Gratuita

 
 

No dia 30/08, estivemos em Maricá assinando com o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF) um importante Memorando de Entendimento, pelo qual o CRT-RJ e o IFF realizarão uma série de atividades conjuntas no período de setembro/outubro de 2022.

É o primeiro passo formal de uma parceria que pretendemos seja longa e com muitos resultados para a valorização do ensino técnico e da formação continuada, beneficiando os estudantes dos cursos técnicos e os profissionais que já estão no mercado de trabalho.

O IFF é uma das mais importantes instituições de educação pública e gratuita voltada para o ensino tecnológico. É a única instituição federal, no estado do Rio, cuja sede está no interior. São 12 campi nos municípios Bom Jesus do Itabapoana, Itaperuna, Cambuci e Santo Antônio de Pádua na região Noroeste Fluminense; de Cordeiro na região Serrana; de Campos dos Goytacazes, São João da Barra, Quissamã e Macaé na região Norte Fluminense; na região das Baixadas Litorâneas, o de Cabo Frio; e os municípios de Itaboraí e Maricá na região Metropolitana. Além do Polo de Inovação Campos dos Goytacazes, do Centro de Referência em Tecnologia, Informação e Comunicação na Educação, da Unidade de Formação de Cordeiro e da Reitoria, reunindo 15.666 estudantes.

Toda essa valiosa rede está sob risco. A cada ano a instituição sofre com o corte drástico de recursos, a tal ponto que, hoje, o volume de investimentos é 85% menor que em 2015. De acordo com o reitor Jefferson Manhães de Azevedo, em 2010, um único campus do IFF tinha um orçamento de R$ 4 milhões. Para 2023, o Orçamento geral de toda a rede é de irrisórios R$ 700 mil.

Lutar pela manutenção das atividades do IFF, e de todas as outras instituições federais ameaçadas de fechamento por causa do corte drástico de verbas, é compromisso de todos nós, que acreditamos que o futuro do Brasil está na Educação. E que o investimento no ensino técnico e tecnológico é fundamental para o desenvolvimento do país.

Gilberto Silva Palmares

Presidente do CRT-RJ