Notícias

Profissões: O que faz um técnico em Eletrotécnica?

  • 9 de julho de 2019

O eletrotécnico é responsável por todas as etapas da transmissão de energia elétrica.O profissional desta área atua em nível tanto operacional quanto estratégico, projetando, instalando e operando equipamentos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Ele entende de todas as partes do processo de produção e distribuição de energias, incluindo as renováveis.

É o técnico eletrotécnico que garante o bom funcionamento da iluminação pública, incluindo geradores, transformadores e redes de eletricidade. Ele automatiza o sistema das usinas hidro e termoelétricas e oferece planos de melhor utilização da energia elétrica. O curso fundamenta a regulamentação do setor energético e ambiental e, por isso prepara este profissional para implementar políticas de gerenciamento de energia.

Mercado de trabalho

Este tecnólogo tem remuneração média de R$ 2.340 e pode trabalhar com vendas de produtos e também em indústrias de metalurgia, assistência técnica, telecomunicações e construção civil. As grandes empresas de produtos elétricos são as maiores empregadoras deste profissional que é contratado para as áreas de manutenção, comercial e projetos, analisando e oferecendo a melhor solução técnica para cada cliente. Outras boas contratadoras são as empresas de concessão de energia elétrica. Além disso, é possível ser um trabalhar autônomo, orientando e controlando a manutenção de instalações elétricas prediais e industriais.

O eletrotécnico é responsável por todas as etapas da transmissão de energia elétrica

Áreas de atuação do eletrotécnico:

– Empresas concessionárias de distribuição de energia elétrica;
-Empresas de geração e transmissão de energia elétrica;
– Empresas de telecomunicações;
– Empresas de água e saneamento;
– Escritório de projetos técnicos;
– Empresas de instalação e manutenção de equipamentos elétricos;
– Empresas de representação comercial de aparelhos e equipamentos elétricos;
– Indústrias de aparelhos e equipamentos elétricos e
– Profissional liberal.

O curso

É um curso de exatas e por isso suas principais disciplinas são: matemática, física, informática, circuitos elétricos, álgebra, eletrônica, fontes alternativas de energia, transmissão e distribuição de energia, direito do consumidor, contabilidade e racionalização de energia.

Como ser um bom eletrotécnico?

O Eletrotécnico muitas vezes é considerado como um eletricista geral que possui curso técnico, mas é importante afirmar que este profissional é muito mais que isso! Somente quem estuda as importâncias da profissão e tudo que ela envolve, é capaz de discernir as suas especificidades.
No avanço na carreira surge uma necessidade constante de se organizar, e muitas ferramentas digitais e aplicativos para celulares podem facilitar estre processo de organização. Existem muitas dicas para ser um profissional de sucesso, como eletrotécnico é importante sempre se capacitar.
O bom profissional deve sempre estar preocupado com a sustentabilidade, e lixo eletroeletrônico pode ser extremamente prejudicial para a natureza se não for bem descartado.

Fonte: Senai e Mundo da Elétrica

Comentar