Auditoria Interna e Governança em Foco no CRT-RJ: um mecanismo de transparência e controle público - CRT-RJ

Auditoria Interna e Governança em Foco no CRT-RJ: um mecanismo de transparência e controle público - CRT-RJ

Auditoria Interna e Governança em Foco no Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado do Rio de Janeiro (CRT-RJ): um mecanismo de transparência e controle público

No cenário da administração pública, mecanismos de avaliação, prestação de contas e transparência assumem papel estratégico para garantir que os recursos estejam bem geridos de forma eficiente, por exemplo. Nesse contexto, a Unidade da Auditoria Interna do CRT-RJ tem as ferramentas de governança (em sentido amplo) como o PAINT (Plano Anual de Atividades da Auditoria Interna) e o RAINT (Relatório de Atividades Anual da Auditoria Interna) e Relato Integrado Anual (parte específica da AUDIN, sendo pontuado no Portal da Transparência do Conselho) como parte de sua estrutura de auditoria interna e prestação de contas com a sociedade e os técnicos industriais. Com isso, evidenciando os aspectos normativos e técnicos da Administração Pública Brasileira.

A Auditoria Interna do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado do Rio de Janeiro (CRT-RJ) é uma unidade de assessoramento técnico que consiste no exercício de avaliar por meio de auditoria interna, mas também tem atribuições de consultoria de facilitação e de conformidade. Tais características trazem como instrumento estratégico de governança, com base nos normativos do Conselho, por exemplo, além do mais, a Auditoria Interna (AUDIN) atua no CRT-RJ para agregar valor e melhorar as operações da entidade pública.

O que são PAINT e RAINT e por que importam

O PAINT refere-se ao planejamento macro e amplo da Unidade, definindo ações e cronogramas previsíveis e até não previsíveis para o ano, contendo dados de riscos e temáticas a serem lidas, como o Manual de Gestão de Riscos 2024 do CRT-RJ (encontra-se no Portal da Transparência do CRT-RJ. Já o RAINT trata do relatório que demonstra, de forma exemplificativa, os resultados alcançados e a conformidade das ações realizadas pelo Conselho. 

O papel da auditoria interna (AUDIN – CRT-RJ)


Dentro desse ambiente, a auditoria interna — por meio do auditor interno, por exemplo, atua com as seguintes funcionalidades por macroprocessos para avaliar e apoiar, como:

    • Eficiência e efetividade das operações do Conselho;

    • Conformidade em preceitos e normativos aplicáveis;

    • Consultoria de facilitação, no contexto da Missão do Conselho.

Além disso, a AUDIN tem as atribuições na emissão de relatórios de auditoria (PAINT, como: avaliação operacional ou avaliação de conformidade), contendo as recomendações da temática avaliativa, bem como o acompanhamento e monitoramento das recomendações da Auditoria. Ademais, na figura 1 (recorte e informações análogas para a interação de Gestão Pública) abaixo aponta, de forma resumida, a interação entre a Governança e a Gestão, contendo a AUDIN nesta atividade laborativa.


Fonte: Referencial Básico de Governança Organizacional, página 17, 3ª edição, ano: 2020 – TCU (Tribunal de Contas da União, browser de pesquisa: https://portal.tcu.gov.br/publicacoes-institucionais/cartilha-manual-ou-tutorial/referencial-basico-de-governanca-organizacional 


Considerando este recorte supratranscrito, a Governança é detectável como uma função direcionadora, enquanto a Gestão insere-se como uma função realizadora. Diante disso, a conjectura da Governança (no contexto do Conselho: sendo diretoria e outros) baseia-se em dirigir, monitorar e avaliar a estratégia a ser tomada. Por outro lado, a Gestão (na prerrogativa do CRT-RJ: gerentes, auditoria interna e outros) tem a funcionalidade de planejar (em sentido estrito de eficiência, isto é, exemplificando tal função de atividade laboral). Por conseguinte, a AUDIN atua como assessoramento e apoio ao controle das diretrizes estabelecidas pela Governança.

Por que isso importa para os técnicos industriais e para a sociedade

Para o público de técnicos industriais — que o CRT-RJ representa — e para a sociedade em geral, a boa governança institucional, com a AUDIN atuante, traz aspectos de que:

    • o Conselho possa cumprir sua missão reguladora e de fiscalização com suporte institucional sólido da AUDIN; e

    • o Conselho tenha cada vez mais efetividade em prover fiscalização, regulação, ou seja, a AUDIN atuando para trazer a agregação de valor contundente para este Conselho Profissional. 

Reforçando a confiança pública

A Auditoria Interna do CRT-RJ desempenha papel essencial no fortalecimento da governança. Assim, a sociedade, os profissionais técnicos industriais e o Conselho têm nessa Unidade da AUDIN de controle e de avaliação em conjunto com a Governança, Gestão e o CRT-RJ como um todo atuante em prol da boa gestão pública e no aprimoramento contínuo dos aspectos de transparência e accountability (integridade técnica, por exemplo).


Emerson Sobral – Auditor Interno

AUDIN (Auditoria Interna) – CRT-RJ

//