6 ANOS DE CRIAÇÃO DO SISTEMA CFT

Seis anos já se passaram desde que o Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) foi estabelecido pela Lei Federal N.º 13.639/2018, um marco significativo para os profissionais técnicos industriais em todo o Brasil.


A Lei reconheceu a profissão, estabelecendo o CFT como o órgão máximo de representação e regulamentação dos profissionais técnicos industriais, proporcionando uma estrutura organizacional sólida às atividades desempenhadas pelos técnicos.
Desde a sua criação, o CFT tem trabalhado incansavelmente para promover os interesses dos técnicos industriais, garantindo padrões éticos, qualidade na formação e valorização profissional.

Entre as principais conquistas alcançadas ao longo desses seis anos, destacam-se:

  • Reconhecimento da Profissão: A Lei Federal N.º 13.639 conferiu reconhecimento oficial à profissão de técnico industrial, consolidando sua importância no cenário nacional.
  • Regularização e Fiscalização: O CFT estabeleceu mecanismos eficazes de regularização e fiscalização da profissão, assegurando a qualidade dos serviços prestados pelos técnicos e a proteção da sociedade.
  • Capacitação e Desenvolvimento Profissional: Por meio de programas e parcerias, o CFT tem promovido a capacitação contínua e o desenvolvimento profissional dos técnicos industriais, garantindo sua atualização frente às demandas do mercado.
  • Fortalecimento da Representatividade: O CFT tem atuado como uma voz unificada para os técnicos industriais, defendendo seus interesses perante órgãos governamentais, instituições de ensino e empresas.

Futuro do Sistema CFT/CRT
Além das medidas em curso, é crucial que o CFT continue sua missão de fortalecer e promover a profissão de técnico industrial no Brasil. Isso inclui a expansão do alcance do CFT, aprimoramento da educação técnica, adaptação às mudanças tecnológicas e sociais, e o enfrentamento de novos desafios que possam surgir, destacando cada vez mais a relevância que o profissional técnico exerce para a sociedade.


Importante reconhecer não apenas as conquistas alcançadas, mas também o compromisso contínuo com o avanço e a valorização da profissão de técnico industrial.

Que este marco sirva como inspiração para o futuro, impulsionando o CFT a novas realizações e contribuições para o desenvolvimento do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *