CRT-RJ REÚNE CONSELHEIRAS DE VÁRIOS ESTADOS NO SEMINÁRIO MULHERES TÉCNICAS CONQUISTANDO ESPAÇOS

A emoção e o companheirismo marcaram o Seminário “Mulheres Técnicas Conquistando Espaços” promovido pelo CRT-RJ no dia 9/3, no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro, para marcar o Dia Internacional da Mulher – 8 de Março.

Cerca de 70 mulheres – entre conselheiras, diretoras e funcionárias do CRT-RJ e dos CRTs de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio Grande do Sul – participaram do evento, que contou ainda com a presença do presidente do CFT, Solomar Rockembach, e do coordenador do Fórum de Presidentes, Nilson da Silva Rocha.

Na abertura, o presidente do CRT-RJ, Gilberto Palmares, destacou a luta das mulheres para conquistar espaços no mercado de trabalho, em especial entre os técnicos industriais – hoje, as mulheres constituem apenas 10% da categoria em todo o Brasil.

Foi um dia de aprendizado com as palestras proferidas pela técnica em Alimentos e pesquisadora Ana Luiza Souza dos Santos, que falou sobre as Mulheres na Ciência; pela Técnica em Mecânica e funcionária da Casa da Moeda, Karina Albuquerque, que falou sobre o Mercado de Trabalho das Técnicas; e da enfermeira Jessica Ribeiro e a agente de saúde Nanci Rosa, que falaram sobre Pobreza Menstrual e Saúde da Mulher.
O CRT-RJ também homenageou cinco mulheres cuja contribuição tem sido fundamental para a criação e fortalecimento do Sistema CFT/CRTs. São elas:
. Nazilda Ferreira, técnica em Mecânica e a primeira mulher a ingressar na Casa da Moeda do Brasil;
. Marcelle da Silva Teixeira, técnica em Edificações, e a primeira mulher conselheira titular do CRT-RJ;
. Eloah Marville e Rebeca Apolinário, estudantes de Eletrônica e vencedoras da Mostratec 2022;
. Thalita Melo, uma das primeiras funcionárias contratadas por processo seletivo do CRT-RJ.