O CRT-RJ recebeu representantes de diversos setores da indústria naval para discutir a retomada do setor no Rio de Janeiro. O estado já foi um dos mais fortes nesse segmento, mas vem enfrentando problemas nas últimas décadas, o que tem provocado um enfraquecimento preocupante.

O diretor administrativo do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado do Rio, Luiz Sérgio Nóbrega de Oliveira, destacou a necessidade de uma reunião da coordenação do Fórum com a deputada Verônica Lima, responsável pela Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Naval do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo é que ela busque uma negociação com o Governo do Estado e deixe claro que, caso se ´apertem os cintos´, os estaleiros poderão ser inviabilizados.

Também participaram do Fórum para Retomada da Indústria Naval o conselheiro e representante do CRT-RJ no Fórum, Mário Jorge Campos da Silva; o diretor da FUP, Joacir Pedro; o presidente do Sindimetal-RJ (Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro), Melquizedeque Cordeiro; a coordenadora do Sindmar (Sindicato Nacional dos Oficiais da Marinha Mercante), Cecília Rodrigues; o presidente da Conttmaf (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Marítimos, Aéreos e Fluviais), Carlos Augusto Muller; o presidente da FNTTAA (Federação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Afins), Ricardo Ponzi; a secretária-geral da CTB (Central dos Trabalhadores e das Trabalhadoras), Raimunda Leone; e o diretor do Sindimetal-RJ, João da Costa.