TÉCNICO EM ALIMENTOS

Planeja e coordena atividades relacionadas à produção alimentícia, à aquisição e manutenção de equipamentos. Executa e supervisiona o processamento e conservação das matérias-primas e produtos da indústria alimentícia e bebidas. Realiza análises físico-químicas, microbiológicas e sensoriais. Implanta programas de controle de qualidade. Realiza a instalação e manutenção de equipamentos, a comercialização e a produção de alimentos. Aplica soluções tecnológicas para aumentar a produtividade e desenvolver produtos e processos.

Saiba mais: Agora você pode escolher esta profissão!

É o profissional que planeja o trabalho de processamento, conservação e controle de qualidade de insumos para a indústria alimentícia tais como bebidas, carnes e derivados, frutas e hortaliças, grãos e cereais, laticínios, massas, produtos de panificação, pescado e derivados, açúcar e álcool.

Atividades que o técnico em alimentos pode realizar

Processamento e conservação de matérias-primas, produtos e subprodutos da indústria alimentícia e de bebidas, realizando análises físico-químicas, microbiológicas e sensoriais.
Auxílio no planejamento, na coordenação e no controle de atividades do setor.
Promoção da sanitização das indústrias alimentícias e de bebidas.
Controle e correção de desvios nos processos manuais e automatizados.
Acompanhamento da compra e manutenção de equipamentos.
Participação no desenvolvimento de novos produtos e processos.
O curso

A formação técnica em Alimentos tem perfil prático e oferece um campo de atuação bastante diversificado aos seus profissionais. Conheça um pouco mais sobre o curso!

O curso técnico em Alimentos prepara o aluno para compreender diversos tipos de processos que envolvam beneficiamento, conservação e industrialização de comidas diversas. O curso técnico em Alimentos é uma formação de nível médio, com dois anos de duração, aproximadamente.

O objetivo é habilitar o profissional para trabalhar com tudo o que envolve o processamento de alimentos de origem animal e vegetal.

O curso é desenhado para atender às necessidades do mercado. Por isso, os recém-formados encontram boas oportunidades de trabalho. Muita gente já sai do técnico empregado!

Além disso, o curso proporciona aos alunos o contato com atividades que possam ensinar formas de otimizar as máquinas e implementos, bem como análise sensorial, controle dos insumos e produtos, controle fitossanitário, distribuição e comercialização, relacionando com o desenvolvimento das soluções de tecnologia da produção dos alimentos de procedência tanto animal quanto vegetal.

Por fim, o curso técnico permite uma inserção rápida do profissional no mercado de trabalho, mas isso não significa que você não vai precisar se especializar no futuro, ok?

O que se estuda no curso técnico em alimentos

Apesar de a grade curricular de Alimentos não ser das mais extensas, as disciplinas são bem interessantes. Cada uma tem um mundo de conhecimento a ser explorado.

A organização da grade é realizada por meio de uma mescla de matérias, entre elas química, biologia, bioquímica, embalagens e disciplinas que abordam desenvolvimento sustentável, normas técnicas e de segurança, bem como consciência ambiental e cooperativismo.

Grade curricular

Veja como é a grade do curso no SENAI:

Fundamentos de Qualidade e Segurança na Produção de Alimentos
Princípios de Tecnologia de Alimentos
Técnicas de Comunicação e informação
Tecnologia e Processamento de Alimentos I
Análises de Alimentos
Tecnologia e Processamento de Alimentos II
Planejamento e Gestão da Produção
Tecnologia e Processamento de Alimentos III
Sistemas de Gestão
Desenvolvimento de Projetos Mecânicos
O currículo programático pode variar de acordo com a região onde a instituição está localizada e o direcionamento do curso.

Nem todos seguem esse mesmo esquema de disciplinas. Por isso é super importante verificar a grade curricular do local onde você está pensando em estudar antes de fazer a matrícula.

Mercado de Trabalho

Graças a esse enorme leque de atividades, é fácil encontrar os técnicos em Alimentos nesses locais de trabalho:

Laboratórios de análises microbiológicas
Empresas de produção de alimentos
Indústria de alimentos
Indústria de bebidas
Empresas de logística de alimentos
Institutos de pesquisa voltados ao desenvolvimento de produtos alimentícios
Instituições de ensino
Cozinhas industriais
Hotéis
Restaurantes
Fonte: Guia de Carreiras