TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL ELETRÔNICA

O técnico em Automação Industrial é o profissional que atua na elaboração de projetos, execução e instalação de sistemas de controle e automação utilizados nos processos industriais. Além disso, realiza a manutenção, medições e testes em equipamentos utilizados em automação. As principais funções que um técnico em Automação Industrial desempenha são: Executar projetos de sistemas de automação industriais; instalar sistemas de controle e automação industrial; programar e operar sistemas automatizados; fazer a elaboração de diagramas lógicos e arquitetura de sistemas; executar manutenções corretivas elétricas, preditivas e programadas; executar testes de funcionalidade em equipamentos e sistemas; elaborar relatórios técnicos, realizar procedimentos técnicos, seguindo normas de qualidade, segurança e saúde.

O técnico em Automação Industrial Eletrônica é o profissional que atua na elaboração de projetos, execução e instalação de sistemas de controle e automação utilizados nos processos industriais. Além disso, realiza a manutenção, medições e testes em equipamentos utilizados em automação. As principais funções que um técnico em Automação Industrial desempenha são: Executar projetos de sistemas de automação industriais; instalar sistemas de controle e automação industrial; programar e operar sistemas automatizados; fazer a elaboração de diagramas lógicos e arquitetura de sistemas; executar manutenções corretivas elétricas, preditivas e programadas; executar testes de funcionalidade em equipamentos e sistemas; elaborar relatórios técnicos, realizar procedimentos técnicos, seguindo normas de qualidade, segurança e saúde.

Atribuições:

Executar projetos de sistemas de automação industriais; instalar sistemas de controle e automação industrial; programar e operar sistemas automatizados; fazer a elaboração de diagramas lógicos e arquitetura de sistemas; executar manutenções corretivas elétricas, preditivas e programadas; executar testes de funcionalidade em equipamentos e sistemas; elaborar relatórios técnicos, realizar procedimentos técnicos, seguindo normas de qualidade, segurança e saúde.

Formação

Especialização técnica em montagem e instalação eletroeletrônica. Especialização técnica em manutenção eletroeletrônica industrial. Especialização técnica em sistemas supervisórios. Especialização técnica em robótica industrial. Especialização técnica em acionamentos, proteção e controle.

Com possibilidades de formação continuada em cursos de especialização técnica no itinerário formativo

Curso superior de tecnologia em automação industrial.

Curso superior de tecnologia em eletrônica industrial.

Curso superior de tecnologia em eletrotécnica industrial.

Curso superior de tecnologia em manutenção industrial.

Curso superior de tecnologia em mecatrônica industrial.

Curso superior de tecnologia em sistemas elétricos.

Bacharelado em engenharia eletrônica.

Bacharelado em engenharia elétrica.

Bacharelado em engenharia de automação.

Bacharelado em engenharia de controle e automação.

Bacharelado em engenharia de instrumentação.

Bacharelado em engenharia de manutenção eletrônica.

médio concluído.

Mercado de Trabalho:

Indústrias com linhas de produção automatizadas, químicas, petroquímicas, de exploração e produção de petróleo, aeroespacial, automobilística, metalomecânica e plástico. Empresas de manutenção e reparos. Empresas integradoras de sistemas de automação industrial. Fabricantes de máquinas, componentes e equipamentos robotizados. Grupos de pesquisa que desenvolvam projetos na área de sistemas elétricos. Laboratórios de controle de qualidade.

Fonte: Catálogo Nacional de Cursos Técnicos