Realiza integração de sistemas de automação. Emprega programas de computação e redes industriais no controle da produção. Propõe, planeja e executa instalação de equipamentos automatizados e sistemas robotizados. Realiza manutenção em sistemas de automação industrial. Realiza medições, testes e calibrações de equipamentos elétricos.
Executa procedimentos de controle de qualidade e gestão.

O técnico em Automação, ou técnico em Automação Industrial, é um profissional de nível médio responsável por projetar, instalar, programar e realizar manutenção em sistemas utilizados na automação e no controle de processos em indústrias.

Para exercer a profissão, é preciso fazer o curso técnico e obter o registro junto ao Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado do Rio de Janeiro ( CRT-RJ ) requisito obrigatório para o exercício da profissão.O técnico em Automação atua no planejamento, execução e instalação de sistemas de controle e automação utilizados em processos industriais de diversos segmentos.

Entre as atividades que esse profissional pode realizar, destacam-se:

Realizar a integração de sistemas de automação.
Empregar programas de computação e redes industriais no controle da produção.
Propor, planejar e executar a instalação de equipamentos automatizados e sistemas robotizados.
Realizar manutenção em sistemas de automação industrial.
Realizar medições, testes e calibrações de equipamentos elétricos.
Executar procedimentos de controle de qualidade e gestão.
Mercado de Trabalho

Veja agora os principais locais onde o técnico em Automação pode trabalhar:

Indústrias com linhas de produção automatizadas (químicas, petroquímicas, aeroespaciais e automobilísticas, por exemplo).
Empresas de manutenção e reparos.
Empresas integradoras de sistemas de automação industrial.
Fábricas de máquinas, componentes e equipamentos robotizados.
Laboratórios de controle de qualidade.
Como se tornar um Técnico em Automação

Para se profissionalizar como técnico em Automação é necessário fazer o curso técnico em Automação, de nível médio. Para ingressar nesse tipo de curso o estudante já deve ter concluído ou estar cursando no mínimo o segundo ano do ensino médio.

O MEC estipula uma carga horária mínima de 1.200 horas para o curso. Em geral, a duração total da formação fica em torno de um e meio e dois anos, dependendo da carga horária diária.

Além de concluir o curso, é preciso tirar o registro profissional no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) para exercer legalmente a profissão.

Grade curricularbounce house with slide

Listamos abaixo algumas matérias que costumam fazer parte do currículo do curso técnico em Automação, lembrando que a grade curricular e os nomes das disciplinas variam conforme a instituição de ensino:

Eletrônica Aplicada a Sistemas Automatizados
Fundamentos da Instrumentação
Instrumentação Analítica
Medição de Variáveis Físicas Industriais
Acionamentos Eletroeletrônicas
Circuitos Microcontroladores
Sistemas Lógicos Programáveis
Técnicas de Controle
Gestão da Manutenção Industrial
Projetos de Sistemas de Controle Industrial
Onde fazer o Curso técnico em Automação

O curso técnico em Automação é oferecido por escolas técnicas públicas e particulares em todo o Brasil, assim como em centros de formação profissional como SENAI e SENAC.

Existe curso técnico em Automação EAD?

Sim, algumas escolas técnicas e centros de formação particulares já têm o curso técnico em Automação na modalidade a distância.

Fonte: Guia da Carreira