TÉCNICO EM BENEFICIAMENTO DE MADEIRA

Técnico em
Beneficiamento em Madeira:
Supervisionam a execução de atividades florestais, desde a construção de viveiros florestais e infraestrutura, produção de mudas e colheita florestal até o manejo de florestas nativas e comerciais; inventariam florestas, planejam atividades florestais; elaboram documentos técnicos. Administram unidades de conservação e de produção, atuam na preservação e conservação ambiental; fiscalizam e monitoram fauna e flora; ministram treinamentos e podem participar de pesquisas.

São profissionais que supervisionam a execução de atividades florestais, desde a construção de viveiros florestais e infra-estrutura, produção de mudas e colheita florestal até o manejo de florestas nativas e comerciais, inventariam florestas, planejam atividades florestais, elaboram documentos técnicos. Administram unidades de conservação e de produção, atuam na preservação e conservação ambiental, fiscalizam e monitoram fauna e flora, ministram treinamentos e podem participar de pesquisas.

Atribuições:

-Administrar unidades de conservação e de produção;

-Planejar atividades florestais;

-Elaborar documentos técnicos;

-Monitorar fauna e flora;

-Demonstrar competências pessoais;

-Ministrar treinamentos na Área florestal;

-Participar de pesquisas florestais;

-Praticar extensão florestal;

-Fiscalizar fauna e flora;

-Supervisionar execução de atividades florestais;

-Comunicar-se;

-Inventariar florestas;

-Atuar na preservação e conservação ambiental;

Mercado de Trabalho:

Podem trabalhar em instituições públicas e privadas ligadas a atividades florestais, empresas de fabricação de produtos de madeira, indústrias de papel e celulose, instituições de pesquisas e desenvolvimento, reservas ecológicas e indústrias de silvicultura e exploração florestal. Técnicas avançadas de mapeamento, possibilitadas pelo sistema de posicionamento global (gps) têm facilitado e agilizado a identificação de eventos a fiscalizar, ampliando o mercado de trabalho. Trabalham a céu aberto e em ambiente fechado. São assalariados, com carteira assinada. Atuam sob condições favoráveis de trabalho. Em algumas atividades, podem estar sujeitos a ruídos e material tóxico.

Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br