TÉCNICO EM DESIGN DE INTERIORES

Cria, desenvolve e viabiliza a execução de projetos de interiores residenciais, comerciais, vitrines e exposições. Desenvolve esboços, perspectivas e desenhos. Planeja e organiza o espaço. Identifica elementos básicos para a concepção do projeto. Representa os elementos de projeto no espaço bi e tridimensional. Aplica métodos de representação gráfica.

O trabalho do Técnico em Design de Interiores pode ser dividido em duas etapas fundamentais. A primeira, do planejamento, envolve conhecer as reais necessidades e preferências do cliente, formular o projeto com ideias e soluções adequadas e orçar os gastos para a sua realização, fazendo um levantamento junto às empresas, mão de obra, lojas de mobiliário, obras de arte e materiais de construção, por exemplo.

A segunda parte diz respeito à realização do projeto. É quando o designer inicia efetivamente a execução dos trabalhos, acompanha a implementação do cronograma, visita obras em andamento, entra em contato com fornecedores e resolve eventuais problemas de ordem material, funcional e artística que podem surgir durante o processo.

O Técnico em Design de Interiores trabalha com alta tecnologia de softwares e pode fazer a renderização do seu projeto, apresentando ao cliente uma fotografia em 3D de como ficará o projeto quando estiver pronto. O uso de ferramentas computacionais será constante no dia a dia deste profissional.

Mercado de Trabalho

O Designer de Interiores que possui formação Técnica na área está apto a ingressar num amplo mercado de trabalho: poderá abrir seu próprio negócio, prestar consultoria, dar aulas ou trabalhar para terceiros. Entre os seus principais afazeres no mercado, estão o desenho de móveis, decoração e paisagismo, gerenciamento e projeto. Os empregadores ou contratantes de Designer de Interiores que mais recrutam profissionais em início de carreira são:

Escritórios de arquitetura e design;
Empresas de projetos de interiores;
Lojas de mobiliário e decoração;
Construtoras e imobiliárias;
Estabelecimentos comerciais em geral.
É importante saber que o mercado de trabalho para o Técnico em Design de Interiores segue as mesmas tendências do mercado da construção civil e do mercado da arquitetura. Isso porque eles se complementam. Assim, se esses mercados vão bem, a situação para o lado de cá também é favorável. O inverso, entretanto, também é válido: se os mercados da construção civil e da arquitetura vão mal, a tendência é que a situação do mercado para Técnico em Design de Interiores também seja desfavorável.

Quanto às questões legais envolvendo a profissão, em 12 dezembro de 2016, foi reconhecida por Lei a profissão de Designer de Interiores (Lei 13.369/2016). De acordo com o seu Art. 2º, “Designer de interiores e ambientes é o profissional que planeja e projeta espaços internos, visando ao conforto, à estética, à saúde e à segurança dos usuários, respeitadas as atribuições privativas de outras profissões regulamentadas em lei.”

Perfil

O perfil do Técnico em Design de Interiores é variado, mas existem algumas características que devem ser compartilhadas entre aqueles que desejam trilhar esse caminho.

Ser criativo, ter bom gosto e dominar os softwares da área são habilidades que compõem o perfil do Técnico em Design de Interiores. Como a área passa por mudanças constantemente, é importante que o profissional busque meios de estar atualizado e sempre a par do que é tendência no universo do design.

Na hora de apresentar o seu projeto, por melhor que ele seja, ele por si só não será o suficiente: você precisa saber como fazer a apresentação. Por isso, o Técnico em Design de Interiores deve cultivar boas habilidades de comunicação interpessoal. Saber dialogar com o cliente é essencial, respeitando os seus posicionamentos e expondo as suas sugestões da melhor forma possível.

Além disso tudo, o trabalho do Técnico em Design de Interiores também envolve cálculos em suas projeções. Assim, raciocínio analítico é desejável

O curso

Para se tornar um Técnico em Design de Interiores, o interessado deve se matricular numa instituição de ensino que ofereça o curso e seja credenciada pelo MEC. O curso tem duração média de 24 meses. Neste período, o aluno estudará história da arte e do design, técnicas de representação bidimensionais e tridimensionais, desenhos e estudos volumétricos e composição visual. Serão desenvolvidas, também, noções de paisagismo e luminotécnica.

Ainda que seja positivo para o aluno saber desenhar antes de ingressar no curso, a resposta para a pergunta “O fato de não saber desenhar atrapalha o aprendizado?” é não. Até o final do curso, o futuro profissional terá condições de dominar confortavelmente todas as habilidades necessárias para a sua atuação no mercado de trabalho.

Assim, para se tornar um Técnico em Design de Interiores, o importante é estudar muito e desenvolver ao máximo as suas competências e as suas habilidades ao longo do curso para construir um bom portfólio. Estágios são uma ótima opção para se lançar no mercado de trabalho. Além disso, invista no seu marketing pessoal e divulgue os seus serviços como freelancer

Confira : RESOLUÇÃO Nº 127/2020 RESOLUÇÃO N° 96/2020

Fonte: Escola Técnica Geração