TÉCNICO EM ELETROELETRÔNICA

Planeja e executa a instalação e manutenção de equipamentos e instalações eletroeletrônicas industriais. Projeta e instala sistemas de acionamento e controle eletroeletrônicos. Aplica medidas para o uso eficiente da energia elétrica e de fontes de energias alternativas. Elabora, desenvolve e executa projetos de instalações elétricas em edificações em baixa tensão. Realiza medições, testes e calibrações de equipamentos eletroeletrônicos. Executa procedimentos de controle de qualidade e gestão. Inspeciona componentes, produtos, serviços e atividades de profissionais da área de eletroeletrônica.

É um profissional que participa do desenvolvimento de projetos, executa a instalação e a manutenção de equipamentos e sistemas eletrônicos, realiza medições e testes com equipamentos eletrônicos, analisa procedimentos de controle de qualidade e gestão da produção de equipamentos eletrônicos.

O técnico de eletrônica além de executar manutenção corretiva e preventiva em equipamentos eletrônicos, também é responsável por elaborar, montar e instalar projetos, desenvolver dispositivos para circuitos, criação e implementação dos sistemas de automação industrial e residencial.

Áreas de atuação para o técnico em eletrônica.

A área de atuação para o técnico em eletrônica é muito vasta, que acaba proporcionando para esse profissional um mercado de atuação amplo, podendo atuar em várias áreas de interesse, tais como:

Computação, armazenando e processando informações;
Telecomunicações, transmitindo e recebendo informações;
Instrumentação, representar as grandezas físicas e químicas (informações) sob forma de sinais elétricos;
Sistemas de potência, processar e armazenar energia, utilizando a eletrônica de potência;
Sistemas de controle, comandar e controlar processos e sistemas;
Processamento de sinais, extrair informações dos sinais e/ou torná-los mais adequados para alguma aplicação;
Programação, desenvolvimento de sistemas dedicados.
Atribuições:

Identificar e avaliar circuitos microprocessados; Utilizar softwares específicos; Interpretar desenhos, esquemas e projetos de circuitos eletrônicos; Identificar e avaliar os diversos tipos de dispositivos utilizados em sistemas eletrônicos; Executar e coordenar serviços de montagem, instalação e manutenção em sistemas eletrônicos; Especificar e dimensionar dispositivos e materiais usados em sistemas eletroeletrônicos, bem como desenvolver projetos de circuitos com dispositivos eletroeletrônicos.

O curso

Em média o tempo de duração para o curso técnico em eletrônica é de 18 até 24 meses, podendo variar, o que vai depender da instituição de ensino, algumas delas costuma durar três anos, isso é devido ao curso ser integrado com o ensino médio, em ambos os casos não na maioria das instituições de ensino possui o estágio obrigatório.

Grade curricular

As matérias que compõem a matriz curricular do curso também podem variar de acordo com a instituição, mas basicamente as que são estudadas são: eletrônica analógica I e II, eletrônica digital I e II, circuitos elétricos I e II, matemática aplicada I e II, Introdução à programação I e II, eletrônica de potência I e II, instrumentação e controle I e II, telecomunicações I e II, normalização e qualidade, microprocessadores, normas técnicas e por final o estágio, que na maioria dos casos é obrigatório.

Algumas instituições ainda possuem em sua matriz curricular a opção de desenho técnico e inglês técnico, o inglês é devido a todas as informações (datasheets) dos dispositivos eletrônicos estarem disponíveis em sua maioria apenas em inglês, além das principais linguagens de programação.

Embora o técnico em eletrônica tenha que estudar matérias que sejam relacionadas à elétrica predial, esse é um profissional que costuma ter muitas dificuldades sobre essa área, isso é porque o técnico costuma ver apenas a teoria, mas não possui prática e geralmente nunca fizeram uma instalação, é muito comum recebermos dúvidas de profissionais da área, porém com desenvolvimento da automação residencial e alta tecnologia o profissional da eletrônica vem buscando por mais informações e se qualificando, desta maneira agregando seus conhecimentos com a elétrica predial.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho como um todo é muito competitivo, independente da área, o que não é diferente para um técnico em eletrônica, embora seja uma área de atuação muito ampla o profissional precisa se capacitar e atualizar cada vez mais.

Este profissional pode atuar em áreas de comando e controle industrial, laboratórios de desenvolvimento de equipamentos eletrônicos, telecomunicações, eletrônica embarcada (veículos terrestres, náuticos e aeronáuticos), manutenção em eletroeletrônicos, equipamentos de informática e domésticos, concessionárias de energia elétrica, empresas que utilizam automação de processos industriais, equipamentos biomédicos e como autônomo.

Confira: RESOLUÇÃO 118/2020

Fonte: Mundo da Elétrica