TÉCNICO EM EQUIPAMENTOS BIOMÉDICOS

Executa instalação e manutenção de equipamentos médico-hospitalares. Planeja e executa instalação, montagem, medições e testes de equipamentos biomédicos. Realiza e registra os procedimentos de manutenção preventiva, preditiva e corretiva de equipamentos e instrumentos médico-hospitalares-odontológicos. Analisa tecnicamente os certificados de calibração e aferição. Administra e comercializa equipamentos biomédicos. Coordena o armazenamento e uso adequado de equipamentos.

São profissionais que realizam manutenção, testes e ensaios e instalam equipamentos e instrumentos médico-odonto-hospitalares,elaboram documentação técnica, treinam equipe técnica e usuários e prestam atendimento a clientes, trabalham em conformidade com normas técnicas, de qualidade, de segurança e higiene.

Dispõe de conhecimentos necessários para cuidar da manutenção de máquinas médico-hospitalares. Além disso, ele também é encarregado de executar a instalação e operação dos equipamentos.

Atribuições:

Executam instalação e manutenção de equipamentos médico-hospitalares. Planejam e executam instalação, montagem, medições e testes de equipamentos biomédicos. Realizam e registram os procedimentos de manutenção preventiva, preditiva e corretiva de equipamentos e instrumentos médico-hospitalares-odontológicos. Analisam tecnicamente os certificados de calibração e aferição. Administram e comercializam equipamentos biomédicos. Coordenam o armazenamento e uso adequado de equipamentos.

Formação e Experiência

O exercício profissional requer formação técnica de nível médio e noções de funcionamento dos órgãos do corpo humano. o pleno exercício das atividades ocorre após três ou quatro anos de experiência. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho – clt, exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício
Atuam em empresas de serviços de saúde e de fabricação de equipamentos e instrumentos médico-hospitalares. trabalham como assalariados, com registro em carteira e se organizam em equipe no trabalho, sob supervisão ocasional de engenheiros. o local de trabalho é fechado e o horário, diurno. em algumas atividades podem estar sujeitos à exposição de radiação e contaminação e à pressão de trabalho que pode levar ao estresse.

Fonte: mtecbo.gov.br