Executa o levantamento, projeto, construção, gerenciamento, manutenção e conservação de vias rodoviárias e ferroviárias. Implementa ações para melhoria da produtividade de máquinas e equipamentos. Supervisiona e executa ensaios de solos, agregados, misturas betuminosas e concretos. Elabora orçamento, medição e controle de custos. Desenha e elabora projetos geométricos, de pavimentação, drenagem, sinalização, terraplenagem, loteamentos e obras.

É o profissional que planeja e implanta projetos de estradas, pontes e viadutos e manutenção de vias terrestres, auxilia na supervisão de canteiros de obras, elabora levantamento topográfico e realiza demarcações de terrenos.

O curso

O técnico em Estradas é um curso que tem o objetivo principal de capacitar o profissional para planejar e implantar projetos de estradas, pontes e viadutos e manutenção de vias terrestres, auxiliar na supervisão de canteiros de obras, elaborar levantamento topográfico e realizar demarcações de terrenos. Esse curso tem duração média de um ano e meio, respeitando a carga horária de 1.200h recomendada pelo Ministério da Educação (MEC).

Grade Curricular

A grade curricular do curso Técnico em Estradas depende da instituição que o oferece. No curso, o aluno recebe a formação técnica e prática, com orientação das disciplinas que são focadas na preparação dos alunos para a atuação na área. Entre as possibilidades de temas a serem abordados na formação desse curso técnico, estão:

Planejamento e Manutenção de Vias Terrestres;
Solos e Materiais de Construção;
Levantamentos Topográficos e de Sondagens;
Máquinas e Equipamentos;
Interpretação de Projetos;

Habilidades

Algumas competências e habilidades são requisitadas ao técnico em estradas para atingir o sucesso, como, por exemplo, ser muito organizado e meticuloso em seus projetos. Outras características importantes no profissional são:

Comunicação e saber lidar com pessoas;
Perfil de liderança;
Facilidade de trabalho em equipe;
Conhecer e respeitar as normas técnicas de segurança;
Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para o técnico em Estradas é amplo e repleto de oportunidades. Esse profissional pode atuar em instituições públicas e privadas, empresas de construção e manutenção de vias terrestres, órgãos de fiscalização e manutenção de estradas e também em laboratórios de controle tecnológico. Dependendo do seu local de trabalho, o profissional poderá ter as seguintes atribuições:

Planejamento e execução da implantação de estradas
Execução de pontes, bueiros e viadutos
Utilização de equipamentos de engenharia
Identificação de depósitos naturais de minérios
Execução e análise de ensaios tecnológicos de materiais
Fonte: Educa + Brasi