TÉCNICO EM HIDROLOGIA


Instala, opera e realiza a manutenção de equipamentos destinados à medição de níveis e vazão em rios, lagos e estuários e de equipamentos para registro de correntes, marés, ondas e outras características marítimas. Coleta, interpreta e analisa sedimentos. Executa o levantamento de bacias hidrográficas em campo e por meio de ferramentas cartográficas. Realiza ensaios de infiltração, bombeamento em poços e ações de controle de erosão. Desenvolve projetos de obras hidráulicas e da execução de estudos em modelos reduzidos.

É o profissional responsável pela instalação, operação e manutenção de equipamentos destinados à medição de níveis e vazão em rios, lagos e estuários, instalação e manutenção de estações meteorológicas, coleta de dados para monitoramento ambiental de bacias hidrográficas, levantamentos topográficos, levantamento das características batimétricas e morfológicas de cursos de água, coleta a campo de dados para análise de qualidade de água, coleta, interpretação e análise de sedimentos, instalação, operação e manutenção de equipamentos para registro de correntes, marés, ondas e outras características marítimas

O Curso

No Brasil, o primeiro curso técnico em hidrologia, foi criado no ano de 1969, numa parceria entre IPH/UFRGS e UNESCO com o objetivo de formar profissionais capacitados para as diferentes atividades da área de hidrometria e hidrologia, sendo o primeiro curso técnico em hidrologia da América do Sul e Caribe.

O Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH), até o ano de 2010, foi a única entidade a oferecer o curso com esse formato. Em setembro de 2010, através da Resolução 079/10, o Instituto Federal do Paraná criou o curso técnico em hidrologia, Campus Foz do Iguaçu.

Fonte: IPH e Wikipédia