TÉCNICO EM INFORMÁTICA INDUSTRIAL

Realizam configurações de sistemas informáticos, instalam equipamentos e a verificam as causas das falhas na programação de computadores. Esse profissional pode trabalhar em empresas do ramo ou prestar atendimento por conta própria.Pode ter mais de uma atuação ou função, como Operador de Microcomputador, Auxiliar de Manutenção ou Programador em alguma Linguagem de Programação. É responsável por montagem e manutenção de computadores. Tem por responsabilidade detectar e corrigir problemas nos computadores; instalar e configurar redes e softwares; desenvolver sistemas e websites; organizar banco de dados e Projetos em computação gráfica.

São profissionais que realizam configurações de sistemas informáticos, instalam equipamentos e verificam as causas das falhas na programação de computadores. Esse profissional pode trabalhar em empresas do ramo ou prestar atendimento por conta própria.Pode ter mais de uma atuação ou função, como Operador de Microcomputador, Auxiliar de Manutenção ou Programador em alguma Linguagem de Programação. É responsável pela montagem e manutenção de computadores. Tem por responsabilidade detectar e corrigir problemas nos computadores; instalar e configurar redes e softwares; desenvolver sistemas e websites; organizar banco de dados e Projetos em computação gráfica.

Atribuições:

1-Elaborar programas de computador, conforme definição do analista de informática.

Instalar e configurar softwares e hardwares, orientando os usuários nas especificações e comandos necessários para sua utilização.
Organizar e controlar os materiais necessários para a execução das tarefas de operação, ordem de serviço, resultados dos processamentos, suprimentos, bibliografias etc.
Operar equipamentos de processamento automatizados de dados, mantendo ativa toda a malha de dispositivos conectados.
Interpretar as mensagens exibidas no monitor, adotando as medidas necessárias.
Notificar e informar aos usuários do sistema ou ao analista de informática, sobre qualquer falha ocorrida.
Executar e controlar os serviços de processamento de dados nos equipamentos que opera.
Executar o suporte técnico necessário para garantir o bom funcionamento dos equipamentos, com substituição, configuração e instalação de módulos, partes e componentes.
Administrar cópias de segurança, impressão e segurança dos equipamentos em sua área de atuação.
Executar o controle dos fluxos de atividades, preparação e acompanhamento da fase de processamento dos serviços e/ou monitoramento do funcionamento de redes de computadores.
Participar de programa de treinamento, quando convocado.
Controlar e zelar pela correta utilização dos equipamentos.
Ministrar treinamento em área de seu conhecimento.
Auxiliar na execução de planos de manutenção, dos equipamentos, dos programas, das redes de computadores e dos sistemas operacionais.
Elaborar, atualizar e manter a documentação técnica necessária para a operação e manutenção das redes de computadores.
Executar outras tarefas compatíveis com as exigências para o exercício da função
O curso

O curso técnico de Informática Industrial capacita o aluno para trabalhar em qualquer empresa que possua um sistema informatizado. O profissional é habilitado para atuar em ambientes de redes, hardware e diferentes softwares.

O curso técnico em Informática Industrial é responsável pela formação de profissionais capacitados em trabalhar nas mais diversas indústrias, que funcionam com apoio de sistemas informatizados, ou seja, na automação desses locais. É importante salientar que, a Informática Industrial não está voltada apenas a programação de sistemas.

No primeiro semestre desse curso, os alunos têm a oportunidade de desenvolver um aprendizado acerca dos conceitos básicos, por isso, a maior parte da carga horária é voltada para a parte teórica. Isso permite que ao avançar o curso, os discentes tenham um aprofundamento na área, por meio de aulas laboratoriais que permitem aprender na prática, as possíveis atividades que desempenharão no ambiente profissional.

Algumas instituições exigem que no último ano do curso, que tem duração média de 3 semestres, seja realizado o estágio supervisionado, podendo ser em empresas de pequeno, médio ou grande porte.

Grade Curricular | Técnico em Informática Industrial

Durante o curso de Técnico em Informática Industrial, os alunos irão passar por diversas etapas para absorção dos conhecimentos específicos da área em que irá atuar. Nos primeiros semestres as disciplinas são mais generalistas, dando base às matérias seguintes. Confira algumas das disciplinas que podem formar a grade curricular desse curso:

– Desenho Técnico

– Protocolos Industriais

– Física

– Eletrônica Digital

– Optoeletrônica

– Programação 3D

– Organização

– Programação Robótica

– Instalação de Sistemas Industriais

Mercado de Trabalho

.As principais funções deste profissional são: analista técnico, programador de CLP, programador de CNC e programador.O mercado de trabalho para o Técnico de Informática Industrial é abrangente, o que permite que ele trabalhe em fábricas, indústrias e no comércio, onde irão desenvolver atividades como: instalar equipamentos de controle, realizar manutenções de redes, etc.

Outras funções que este profissional poderá desempenhar ao longo de sua carreira são:

– Elaboração de programas;

– Projeção, implantação e manutenção de sistemas combinados e sequências;

– Instalação de estações gráficas, projetos auxiliados por computadores, entre outros.

Fonte: Wikipédia/Educa Mais