TÉCNICO EM MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES

Realiza diagnóstico, instalação e manutenção preventiva e corretiva de sistemas, máquinas e equipamentos, conforme os procedimentos definidos e normas técnicas. Acompanha cronograma de execução de serviços e registra manutenções finalizadas.

Executa configurações de sistema operacional, realiza limpeza e conservação dos equipamentos. Faz testes preventivos operacionais e de segurança nos equipamentos e demais periféricos. Realiza atendimentos de manutenção em postos externos, faz emissão de relatórios técnicos de visitas e laudos de atendimento de manutenção.

Atribuições

Consertam e instalam aparelhos eletrônicos,

Desenvolvem dispositivos de circuitos eletrônicos, fazem manutenções corretivas, preventivas e preditivas,

Sugerem mudanças no processo de produção, criam e implementam dispositivos de automação.

Treinam,orientam e avaliam o desempenho de operadores.

Estabelecem comunicação oral e escrita para agilizar o trabalho, redigem documentação técnica e organizam o local de trabalho.

Consertam e instalam aparelhos eletrônicos, desenvolvem dispositivos de circuitos eletrônicos, fazem manutenções corretivas, preventivas e preditivas, sugerem mudanças no processo de produção, criam e implementam dispositivos de automação.

Treinam, orientam e avaliam o desempenho de operadores.

Estabelecem comunicação oral e escrita para agilizar o trabalho, redigem documentação técnica e organizam o local de trabalho.

Formação e Experiência
Para ingressar nessas ocupações é necessário que os profissionais tenham registro no CRT e formação técnica de nível médio em eletrônica ou em áreas afins, como mecatrônica, eletroeletrônica, eletromecânica ou técnico em manutenção eletrônica e manutenção de equipamentos de informática. é desejável possuir curso de especialização complementar ou de atualização com duração superior a quatrocentas horas/aula. A atuação como técnico titular ocorre normalmente com três a cinco anos de experiência, dependendo da área de atuação.

Mercado de Trabalho

A maioria desses profissionais trabalha com registro em carteira, porém alguns podem atuar como autônomos. atuam nas indústrias de fabricação de máquinas e equipamentos, componentes elétricos, eletrônicos, microcomputadores e equipamentos de comunicações, laboratórios de controle de qualidade, manutenção e pesquisa e nas empresas de assistência técnico-comercial. geralmente se organizam em equipe, sob supervisão ocasional de profissionais de nível superior. trabalham em locais fechados em horários irregulares ou por rodízio de turnos. em algumas das atividades exercidas são expostos a ruídos, altas temperaturas, radiação e material tóxico.

Poderá atuar em empresas públicas ou privadas (indústria, comércio, serviços) nos setores/segmentos de:

  Empresas de comunicação 
  Operadoras de banda larga móvel 
  Fabricantes de computadores smartphones 
  Instituições de Ensino e Pesquisa
  Prestação de Serviços