TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE


Coleta, armazena e interpreta informações, dados e documentações ambientais. Elabora relatórios e estudos ambientais. Propõe medidas para a minimização dos impactos e recuperação de ambientes já degradados. Executa sistemas de gestão ambiental. Organiza programas de Educação ambiental com base no monitoramento, correção e prevenção
das atividades antrópicas, conservação dos recursos naturais através de análises prevencionista. Organiza redução, reuso e reciclagem de resíduos e/ou recursos utilizados em processos. Identifica os padrões de produção e consumo de energia. Realiza levantamentos ambientais. Opera sistemas de tratamento de poluentes e resíduos sólidos. Relaciona os sistemas econômicos e suas interações com o meio ambiente. Realiza e coordena o sistema de coleta seletiva. Executa plano de ação e manejo de recursos naturais. Elabora relatório periódico das atividades e modificações dos aspectos e impactos ambientais de um processo, indicando as consequências de modificações.

De acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, uma publicação do Ministério da Educação (MEC), o técnico em Meio Ambiente está apto a:

Coletar, armazenar e interpretar informações, dados e documentações ambientais.
Elaborar relatórios e estudos ambientais.
Elaborar relatórios periódicos sobre atividades e modificações dos aspectos e impactos ambientais.
Executar planos de ação e manejo de recursos naturais.
Executar sistemas de gestão ambiental.
Identificar padrões de produção e consumo de energia.
Operar sistemas de tratamento de poluentes e resíduos sólidos.
Organizar a redução, reuso e reciclagem de resíduos e/ou recursos utilizados em processos.
Organizar programas de educação ambiental.
Propor medidas para minimizar impactos e recuperar ambientes já degradados.
Realizar e coordenar sistemas de coleta seletiva.
Realizar levantamentos ambientais.
Relacionar os sistemas econômicos e suas interações com o meio ambiente.
O curso

O curso técnico em Meio Ambiente é uma formação de nível médio que dura 18 meses.Uma parte importante do curso técnico em Meio Ambiente acontece dentro de laboratórios – é ali que o aluno vai aprender a analisar amostras de água, por exemplo, para verificar se determinada indústria está cumprindo a legislação ambiental.Mas o curso também tem trabalho de campo e disciplinas voltadas à conscientização da comunidade.

Grade curricular

A grade curricular pode variar de acordo com a instituição e a ênfase dada no curso.Veja um exemplo de programação:

Diagnóstico Ambiental
Documentos Técnicos Ambientais
Empreendedorismo
Estudos Socioambientais
Ética e Cidadania
Gerenciamento Ambiental
Gerenciamento de Emissões Atmosféricas
Gerenciamento de Resíduos Líquidos e Efluentes
Gerenciamento de Resíduos Sólidos
Informática Aplicada
Intervenções Ambientais
Política Ambiental
Programas de Conservação e Preservação de Recursos Naturais
Programas de Educação Ambiental e Socioambiental
Proteção ao Meio Ambiente
Sistema de Gestão Ambiental
Sistema de Gestão Integrada
Sistemas de Gestão
Onde estudar

O curso técnico em Meio Ambiente pode ser encontrado em escolas técnicas, institutos federais e em serviços nacionais de aprendizagem, como Senac e Senai.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para o técnico em Meio Ambiente está bastante ligado à vocação econômica e à geografia local. Em regiões com indústrias petroquímicas, por exemplo, esse pode ser o grande empregador. O mesmo acontece em localidades com grande concentração de produção sucroalcooleira, de papel e celulose, extração de minérios, etc. Além disso, esse profissional pode atuar em questões urbanas, como saneamento e tratamento de água, unidades de conservação ambiental, parques, políticas públicas e muito mais. Há espaço para técnicos em Meio Ambiente em instituições de pesquisa, assistência técnica e extensão rural, empresas de licenciamento ambiental, prefeituras, estações de tratamento de resíduos, cooperativas e associações variadas. Tudo isso sem contar que o técnico em Meio Ambiente pode atuar como profissional autônomo, prestando consultoria, ou abrir sua própria empresa.

Fonte: Guia de Carreiras