TÉCNICO EM MINERAÇÃO

Realiza atividades de prospecção, avaliação técnica e econômica, planejamento e extração referente aos recursos naturais. Opera equipamentos de extração mineral, sondagem, perfuração, amostragem e transporte. Caracteriza minérios sob os aspectos físico-químico, mineralógico e granulométrico. Executa projetos de desmonte, transporte e carregamento de minérios. Monitora a estabilidade de rochas em minas subterrâneas e a céu aberto. Elabora mapeamento geológico e amostragem em superfície e subsolo. Opera equipamentos de fragmentação, de separação mineral, separação sólido/líquido, hidro metalúrgicos e de secagem.

As atividades da profissão

A mineração é entendida como a arte de se extrair da crosta terrestre minerais e rochas que possam ser úteis à humanidade. Tal atividade requer criteriosos estudos sobre a maneira mais adequada de extração, garantindo o menor risco possível de impacto ambiental na retirada de tais substâncias. Para isso, o Técnico em Mineração trabalha diretamente com modernos equipamentos, de primeira tecnologia, que facilitam a perfuração e causam menos danos ao ambiente. Muitas dessas máquinas assemelham-se a animais da fauna brasileira, aperfeiçoando os dons naturais para garantir mais eficiência na atividade. A mineração envolve atividades de pesquisa mineral (que é a procura por substâncias minerais), a extração propriamente dita (ou lavra e meio ambiente) e o beneficiamento de minério (preparação para utilização da substância extraída por meio de britagem, moagem, peneiramento, flotação etc.).

O técnico em Mineração realiza a programação, processamento e controle das operações de mineração, acompanha plantas, esquemas e especificações técnicas nos processos de extração, sondagem e perfuração e auxilia na elaboração de mapeamento geológico.

Perfil

O Técnico em Mineração trabalha a quilômetros abaixo da superfície da Terra e, por isso, é necessário possuir muita capacidade de adaptação a condições pouco convencionais e alta resistência ao ambiente em situações anormais de temperatura e pressão. A título de curiosidade, um quilômetro da superfície abaixo do nível do mar corresponde, até a saída da mina, a um edifício de mais de 300 andares.

Atribuições:

    Atuar em todas as fases da pesquisa mineral;
    Executa projetos de desmontes, transportes e carregamento de minério;
    Observar a estabilidade de rochas em minas;
    Faz coleta de amostras de minério para análise química e física em laboratório;
    Trabalha com mapas, bússolas e fotografias para orientação do trabalho;
    Ajuda na elaboração de mapeamento geológico.

O curso

O curso Técnico em Mineração é uma formação para interessados no campo da Mineração. Ela envolve o trabalho direto com o minério e matéria-prima para diversos produtos industriais utilizados na fabricação industrial de computadores, carros, eletrodomésticos e vários outros produtos presentes no nosso dia a dia, é necessário o profissional na extração de minérios.

Grade curricular

A matriz curricular do técnico em Mineração tem boa parte da carga horária composta por disciplinas práticas, onde o estudante aprende em campo como realizar atividades de classificação de minério, instalação de minas, entre outras. Apesar das matérias básicas como matemática, física, química e estatística, o futuro técnico encontra matérias práticas desde os primeiros semestres do curso. Confira algumas das matérias do conteúdo programático:

Cominuição (processo de quebrar rochas);
Estudo do solo;
Pesquisa e Prospecção Mineral;
Química Aplicada à Mineração;
Recursos Hídricos;
Topografia e Cartografia e outras.
Habilidades

Para obter sucesso no mercado de trabalho, o Técnico em Mineração precisa possuir certas habilidades e características básicas fundamentais para o bom desempenho profissional. Entre elas, estão:

Avaliação e dimensionamento de jazidas e corpos de minérios.
Controle dos impactos ambientais;
Definição dos métodos de lavra;
Definição das rotas de beneficiamento;
Planejamento do tratamento dado aos rejeitos produzidos pela mineração;
Prospecção e avaliação de depósitos minerais, entre outras
Mercado de Trabalho

Os conhecimentos do Técnico em Mineração permitem que atue na exploração de recursos minerais, desde a lavra até o beneficiamento. Pode, também, se especializar na gestão ambiental de empreendimentos mineradores, cuidando do tratamento e do descarte de rejeitos da produção. Normalmente, a atuação está vinculada a diferentes setores da indústria, como de construção civil, metalúrgica, petroquímica e siderúrgica. Atualmente, as vagas de emprego para os profissionais devidamente formados estão associadas às jazidas de minérios.

Fonte: Educamais Brasil