TÉCNICO EM PORTOS


Desenvolve atividades nas operações portuárias. Controla, programa e coordena operações de transportes em geral. Supervisiona operações de embarque, transbordo e desembarque de cargas e o agenciamento de embarcações. Encaminha procedimentos de importação e exportação. Verifica as condições de segurança dos meios de transportes, equipamentos utilizados e das cargas. Opera e gerencia a manutenção dos equipamentos eletromecânicos de operação portuária. Supervisiona o armazenamento, o transporte de carga e a eficiência operacional de equipamentos e veículos. Controla recursos financeiros e insumos. Elabora documentação necessária ao desembargo de cargas. Atende clientes. Pesquisa preços de serviços de transporte. Identifica e programa rotas. Informa sobre condições do transporte e da carga.

É o profissional que desenvolve atividades nas operações portuárias. Controla, programa e coordena operações de transportes em geral. Supervisiona operações de embarque, transbordo e desembarque de cargas e o agenciamento de embarcações. Encaminha procedimentos de importação e exportação. Verifica as condições de segurança dos meios de transportes, equipamentos utilizados e das cargas. Opera e gerencia a manutenção dos equipamentos eletromecânicos de operação portuária. Supervisiona o armazenamento, o transporte de carga e a eficiência operacional de equipamentos e veículos. Controla recursos financeiros e insumos. Elabora documentação necessária ao desembargo de cargas. Atende clientes. Pesquisa preços de serviços de transporte. Identifica e programa rotas. Informa sobre condições do transporte e da carga.

O trabalho do técnico consiste em diversas etapas ligadas às operações portuárias, procedimentos de importação e exportação, agenciamento de embarcações e operação e gerenciamento de equipamentos eletromecânicos dos portos

Mercado de Trabalho

O Técnico em Portos ou Técnico Portuário está habilitado ao trabalho em portos públicos e privados, empresas de transporte aquaviário, empresas de apoio portuário ou dragagem, agências marítimas, empresas de comércio exterior e órgãos reguladores. A principal empregadora do ramo naval é a Petrobras.

O curso

O curso Técnico em Portos tem curta duração (entre um e dois anos e meio) e prepara o estudante para atuar na operação portuária em diversos âmbitos. A modalidade é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e está no Catálogo Nacional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Durante o curso, o estudante entra em contato com disciplinas diretamente ligadas ao trabalho nos portos. Entre os conteúdos, estão Legislação, Portos e Hidrovias, Operações Portuárias, Manutenção de Equipamentos Portuários, Embarcações, Sinalização Náutica, Importação e Exportação e Agenciamento de Embarcações.

As instituições que oferecem o curso de Técnico em Portos precisam estar equipadas com material informatizado semelhante ao utilizado nas operações portuárias, laboratórios didáticos que simulam a prática cotidiana, além do acervo teórico.

A oferta do curso está atrelada diretamente ao mercado de trabalho, ou seja, é maior nas cidades litorâneas onde estão localizados os principais portos do Brasil: Rio de Janeiro, Paranaguá (PR), Itajaí (SC), Vitória (ES), Rio Grande (RS), Salvador, Manaus e Santos (SP) (nessa última cidade está localizado o maior porto da América Latina).