TÉCNICO EM PROCESSAMENTO DE DADOS

São profissionais que desenvolvem e documentam aplicações para desktop com acesso a web e a banco de dados.

São profissionais que desenvolvem e documentam aplicações para desktop com acesso a web e a banco de dados.

O curso de Processamento de Dados forma profissionais capazes de projetar e desenvolver softwares aplicativos para empresas em geral. A pessoas que se forma na área é especialista na utilização de computadores no processamento de informações para fins administrativos.

É seu dever conhecer hardware e software, assim, pode trabalhar com programas e linguagens computacionais; sua principal função é a “ensinar” a máquina a trabalhar de acordo com as necessidades dos usuários.

Quem se forma nesse curso pode trabalhar na operação de sistemas, instalando software e na administração do computador e seus periféricos. Outra grande área é a de programação de aplicações, que põem em prática o projeto dos analistas.

Atividades Principais
controlar o fluxo de informações na empresa;
criar aplicativos diversos para implementar os sistemas;
ministrar aulas em cursos técnicos.
Mercado de Trabalho
O mercado de trabalho é cada vez mais promissor para profissionais com essa formação, tendo em vista a importância que a tecnologia e a informática tem no nosso cotidiano.

Boa parte das pessoas formadas na área é absorvida por bancos, empresas de serviços e de softwares para desenvolver programas computacionais para terceiros. Também há muitas vagas nas indústrias de tecnologia avançada, fazendo, por exemplo, programação de comandos numéricos e lidando com robótica. Outra alternativa é trabalhar com auditoria, envolvendo-se com questões de segurança de sistemas, no combate a ameaças ao computador.

Fonte: Guia de Carreiras