TÉCNICO EM TELEFONIA

Participam na elaboração de projetos de telecomunicação; instalam, testam e realizam manutenções preventiva e corretiva de sistemas de telecomunicações. Supervisionam tecnicamente processos e serviços de telecomunicações, reparam equipamentos e prestam assistência técnica aos clientes; ministram treinamentos, treinam equipes de trabalho e elaboram documentação técnica.

Técnico em Manutenção de Telefonia é o profissional que atua na oferta de serviços de instalação, manutenção, diagnóstico e soluções de avarias, para aparelhos de telefone, centrais e redes de telefonia; seguindo normas e procedimentos de segurança, qualidade, e preservação ambiental.Participam na elaboração de projetos de telecomunicação; instalam, testam e realizam manutenções preventiva e corretiva de sistemas de telecomunicações. Supervisionam tecnicamente processos e serviços de telecomunicações, reparam equipamentos e prestam assistência técnica aos clientes; ministram treinamentos, treinam equipes de trabalho e elaboram documentação técnica.

Essas ocupações são exercidas por empregados assalariados, com carteira assinada, que se organizam em equipe, sob supervisão ocasional de profissionais de nível superior. atuam principalmente no segmento de telecomunicações e telefonia, nos correios e em outras atividades empresariais. trabalham em locais abertos no período diurno.eventualmente são expostos à radiação, ruídos, material tóxico e altas temperaturas no ambiente de trabalho.

Para um bom desempenho é fundamental conhecer de eletricidade, sistemas telefônicos, meios de transmissão de dados por meio de unidades de acesso, tecnologia XDSL, fibras ópticas, wireless e CATV.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho é bem amplo e com muitas possibilidades, com destaque para atuar com reformas, construção predial residencial e comercial, obras de grande, médio e pequeno porte, além de trabalhos em residências, empresas e também com a manutenção predial de redes e centrais telefônicas de órgãos públicos.

Muitos profissionais são autônomos e precisam emitir notas fiscais da prestação de serviços, principalmente os que trabalham para empresas e órgãos públicos. Para atender a esta necessidade, a formalização como MEI é uma opção viável, que traz também a tranquilidade de estar amparado pelos benefícios previdenciários, como: auxílio doença, salário maternidade, aposentadoria, entre outros, além de conseguir condições de compras melhores pelo fato de ter CNPJ. A formalização ocorre através da atividade de TÉCNICO DE MANUTENÇÃO DE TELEFONIA.

Fonte: mtecbo.gov.br e MEI