CFT discute resolução 138/21 com gerentes da Petrobras

A diretoria do CFT reuniu-se na segunda-feira, 30/01, com um grupo de gerentes de Recursos Humanos da Petrobrás e o coordenador da Universidade Petrobras, José Ivismario, no Rio, para debater questões relacionadas ao registro nos CRTs dos empregados da empresa que são classificados como técnicos de Petróleo e Gás, de acordo com a Resolução nº 138/2021.
A Resolução tem gerado uma série de dúvidas entre os técnicos da estatal, especialmente àqueles que, embora trabalhem na Petrobras há muitos anos, não têm o diploma como técnicos.
Felipe Miranda, gerente geral interino de Remuneração, Benefícios e Operação de RH, esclareceu que só depois de 2006 os concursos da Petrobras passaram a exigir o curso técnico para os contratados que iriam desempenhar funções técnicas. Quem entrou antes dessa data era capacitado através de treinamento oferecido pela empresa.
Como a Resolução 138/2021 exige o diploma, mas preserva o direito adquirido, a principal dúvida dos empregados é sobre o que pode ser considerado “direito adquirido”. O diretor de Fiscalização do CFT, Bernardino Gomes esclareceu todo o processo que levou à criação do Sistema CFT e a importância da formação profissional técnica.
Para o presidente do CFT, Solomar Rockembach, a solução para o impasse passa pela Universidade Petrobras. O presidente do CRT-RJ, Gilberto Palmares, também presente à reunião, informou que já realizou reuniões com gerentes da Petrobras e com dirigentes do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense, membros da Federação Única dos Petroleiros. De acordo com Palmares, 80% dos técnicos da Petrobras no estado estão regularmente registrados no Conselho e adimplentes.
Depois de quase duas horas de reunião, a diretoria do CFT e o corpo gerencial da Petrobras decidiram formar um grupo de trabalho conjunto para encaminhar as soluções. Todos concordaram que a orientação a ser dada, tanto pela Petrobras quanto pelos CRTs, é de tranquilizar a categoria informando que a solução a ser encontrada será no sentido de assegurar o registro a todos.
Participaram ainda da reunião os diretores do CFT José Carlos Coutinho (Financeiro) e Valdivino Carvalho (Administrativo); os gerentes da Petrobras Gustavo Cotrim (Gerente Executivo de Relacionamento Externo), Danilo Garbazza (Gerente da Universidade Petrobras), Luiz Passaglia (Gerente Setorial de Relacionamento com Governo e Entidades Externas) e Jonathan Xisto (Gerente Setorial de Negociação Sindical).