FISCALIZAÇÃO PREVENTIVA CRESCE EM TODO O PAÍS

No segundo Painel da manhã, o diretor de Fiscalização e Normas do CFT, Bernardino Gomes, mostrou as estatísticas do Painel de Fiscalização em todo o país. Atualmente, as equipes de fiscalização contam com 122 integrantes. Apenas nos três primeiros meses de 2023, o número de ações preventivas já é mais da metade das realizadas em todo o ano de 2022.
O monitoramento de TRTs corresponde a 55% do total de ações realizadas, seguida do monitoramento de baixa de registros e de ações em empresas privadas. Os Conselhos com maior número de notificações lavradas são o CRT-RN (1246) e o CRT-03 (Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Sergipe – 823).
O diretor de Fiscalização do CRT-RJ, Luiz Antonio Rocha, destacou dois programas do CRT-RJ que auxiliam nas ações de fiscalização preventiva e orientativa – o CRT Itinerante e o CRT Escolas.
O gerente do Departamento Técnico do CRT-SP, Rubens de Campos, também relatou as ações desenvolvidas no âmbito do CRT-SP, onde é adotada a fiscalização orientativa, com ações que visam prioritariamente orientar a atuação dos profissionais e empresas que exercem atividades técnicas.